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Consumo de moda sustentável: uma análise experimental cross-cultural de consumidores brasileiros e norte-americanos

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Autor Pontin, Paola Zandonai;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1649471799533145;
Orientador Matos, Celso Augusto de;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0706941781603769;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Consumo de moda sustentável: uma análise experimental cross-cultural de consumidores brasileiros e norte-americanos;
Resumo Representando uma das indústrias mais poluentes, a moda poderá utilizar, até 2030, mais de 100 bilhões de metros cúbicos de água para produzir itens que tendem a ser descartados em menos de um ano após a compra. As empresas, cientes destes impactos e dos movimentos apoiados pelos consumidores, tal como o slow fashion, passaram a identificar alternativas para incluir a sustentabilidade em seus processos e produtos. Neste contexto, o presente trabalho busca entender os efeitos do nível de transparência ao apelo sustentável em coleções de moda na atitude e na intenção de compra de consumidores brasileiros e norteamericanos, utilizando o país como moderador desta interação. Para tal, um experimento cross-cultural é conduzido, utilizando a teoria do comportamento planejado como framework teórico para o modelo proposto. Os resultados demonstram que existe uma relação significativa entre coleções sustentáveis e atitude, assim como com intenção de compra e que tais relações são intensificadas quanto mais informação o consumidor recebe a respeito da sustentabilidade presente no produto e nos processos. Ainda, a atitude atua como mediador da relação entre sustentabilidade e intenção de compra. A moderação da cultura também é confirmada no caso de consumidores brasileiros, em que a sustentabilidade impacta positivamente na atitude e intenção de compra de coleções de moda, aumentando em condições de alta transparência. Por outro lado, no caso de consumidores norte-americanos, os resultados da moderação da variável cultura não são significativos para demonstrar impacto nas variáveis analisadas. Neste sentido, os achados indicam possíveis caminhos para que marcas de moda comuniquem suas práticas sustentáveis, assim como complementa pesquisas anteriores realizadas na área.;
Abstract Representing one of the most polluting industries, fashion may use, by 2030, more than 100 billion cubic meters of water to produce items that are discarded in less than one year after its purchase. Companies, aware of these impacts and the movements supported by consumers, such as the slow fashion, are identifying alternatives to include sustainability in their processes and products. In this context, this paper aims to understand the effects of the level of transparency on the sustainable appeal in fashion collections on the attitude and on the purchase intention of Brazilian and North American consumers, using the country as a moderator of these interactions. For this, a cross-cultural experiment is conducted, using the theory of planned behavior as the theoretical framework for the proposed model. The results demonstrate that there is a significant relation between sustainable collections and attitude, as well as purchase intention. These relations are intensified the more information the consumer receives about the sustainability aspects present in the product and its processes. Also, attitude plays a mediator role in the relation between sustainability and purchase intention. The moderation of culture is also confirmed in the case of Brazilian consumers, in which sustainability positively impacts attitude and purchase intention of fashion collections, increasing in conditions of high transparency. On the other hand, for North American consumers, the moderation results are not significant to demonstrate the impact on the analyzed variables. Moreover, the findings indicate possible ways for fashion brands to communicate their sustainable practices, as well as it complements previous research carried out in the field.;
Palavras-chave Consumo sustentável; Moda; Sustentabilidade; Teoria do comportamento planejado; Fashion; Sustainability; Sustainable consumption; Theory of planned behavior;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2023-01-16;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12369;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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