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Pedagogia Inaciana e pressupostos do PEC: reflexões sobre a prática docente em História

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Autor Cima, Érica Margas;
Orientador Feiler, Adilson Felicio;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9752354151429494;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Pedagogia Inaciana e pressupostos do PEC: reflexões sobre a prática docente em História;
Resumo Neste artigo, o objetivo é perceber de que modo os educadores do componente de História atuantes no Ensino Fundamental II e Médio do Colégio Nossa Senhora Medianeira, situado na cidade de Curitiba/PR, relacionam o PEC e a Pedagogia Inaciana na prática docente. Esta reflexão é resultado da pesquisa de Pós-graduação em Educação Jesuítica. A abordagem é qualitativa, para a coleta de dados, foi aplicado um questionário dividido em duas categorias de análise. Visando a criticidade e a formação de estudantes agentes na sociedade, se percebem a pressão mercadológica tendendo para o extremo oposto de suas práticas; e por fim, a tentativa de elencar estratégias que culminem no fazer educação dentro da proposta inaciana, tendo as análises referenciadas na Pedagogia Inaciana e nos pressupostos do PEC. O trabalho versa com uma breve análise dos Jesuítas no campo da educação no Brasil, a posteriori, uma apreciação dos documentos norteadores para a prática na instituição. Ao final do trabalho, é possível notar a compreensão dos(as) educadores(as) no que se refere a prática e a preocupação na formação de indivíduos críticos, voltados para os demais, atuantes numa sociedade mais justa e igualitária, característica da educação jesuíta.;
Abstract The aim of this paper is to understand how the Middle and High School History Educators in Nossa Senhora Medianeira School, in Curitiba City, Paraná, connect PEC and Ignatian Pedagogy to their teaching practices. This reflection is a result of a postgraduate research in Jesuit Education. Anchored in qualitative approach, for collecting data it was applied a survey divided into two analysis categories. The educators aim develop critically students and commitmented to become agents of society, meanwhile, it is perceptible the interference of the market lobbying in their teaching practices. Lastly, in this paper it is exhibited an attempt to rise up strategies that could reach educational practices according to a Ignatian purpose stem from Ignatian Pedagogy and PEC. This research expatiate on a brief analysis of Jesuits historical educational field in Brazil, afterward it is presented na evaluation the practices' guiding documents in the institution.In the end of this paper, it is possible to notice the educators' perception of their teaching practices and how they concern and seek in develop critical individuals, engaged to others, and actors in and for a fair and equal society: two characteristics of the Jesuit Education.;
Palavras-chave Ensino de História; Educação jesuítica; Contexto; History teaching; Jesuit education; Context;
Tipo TCC;
Data de defesa 2021-01-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12314;
Nivel Especialização;
Curso Especialização em Educação Jesuítica;


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