RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A adaptação do aluno indígena Kaingang na escola comum: um estudo de caso dos alunos da aldeia Por Fi na Escola Estadual de Ensino Médio Professora Haydée Mello Rostirolla

Mostrar registro simples

Autor Ribeiro Júnior, Edson Carlos;
Orientador Saraiva, Mariluci de Vargas;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9022566624145589;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título A adaptação do aluno indígena Kaingang na escola comum: um estudo de caso dos alunos da aldeia Por Fi na Escola Estadual de Ensino Médio Professora Haydée Mello Rostirolla;
Resumo O presente trabalho desenvolve a análise de caso da adaptação do aluno indígena da aldeia Kaingang Por Fi em uma escola comum, no caso a Escola Estadual de Ensino Médio Professora Haydée Mello Rostirolla. Para apresentar esta problemática, inicialmente descreve-se aspectos importantes da questão indígena no século XXI. Inicialmente, apresenta-se um estudo bibliográfico da legislação indígena brasileira, sua trajetória e os avanços até os dias de hoje. Posteriormente é analisado a inserção dos grupos indígenas no meio urbano e a história de imigração dos índios Kaingang até a cidade de São Leopoldo, cidade onde desenvolve-se este estudo. O objetivo deste trabalho é aprofundar a discussão sobre a adaptação dos indígenas em escolas comuns, onde há o relacionamento com a sociedade urbana, nacional e ocidental e onde recebem a educação de “branco”. Foram utilizadas dados de reprovação, evasão e frequência, assim como entrevistas dos professores e alunos indígenas. Os resultados chamam a atenção para as dificuldades dos alunos em relacionarem-se socialmente, demonstra que possuem um número elevado de reprovações, infrequência e abandono. Também, abrange as dificuldades na aprendizagem dos alunos indígenas, principalmente os alunos que receberam a escolarização dos primeiros anos do ensino fundamental na escola indígena. Conclui-se o trabalho propondo um debate acerca dos problemas apresentados, assim como possíveis soluções sociais e educacionais para melhoria da inclusão social dos indígenas assim como seus resultados escolares.;
Palavras-chave Educação indígena; Adaptação indígena na escola; Kaingang; Índios e o espaço urbano;
Tipo TCC;
Data de defesa 2015-01-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12308;
Nivel Especialização;
Curso Especialização em Gestão e Supervisor Escolar;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística