RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Alfabetização na "idade certa" numa perspectiva inclusiva: governando condutas da anormalidade

Mostrar registro simples

Autor Enzweiler, Deise Andreia;
Orientador Lopes, Maura Corcini;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3876751682370290;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Alfabetização na "idade certa" numa perspectiva inclusiva: governando condutas da anormalidade;
Resumo Ao problematizar a inclusão a partir de teorizações foucaultianas no campo da educação, essa Monografia se propõe a investigar as relações dos discursos sobre inclusão e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Tomando o governamento e análise dos discursos como ferramentas teórico metodológicas, esta pesquisa buscou tensionar os discursos sobre a inclusão e a normalidade/anormalidade em alfabetização instituída pela “idade certa”. Com estas análises, se tornou possível identificar uma norma da alfabetização operando sobre os sujeitos em alfabetização, definindo zonas de normalidade e anormalidade. Considerando-as, percebe-se que a anormalidade dos sujeitos com deficiência configura-se como uma celebração da diversidade/diferença no espaço escolar, comprovando a capacidade inclusiva da escola regular. A anormalidade a ser mais fortemente combatida, segundo essas análises, seria a do múltiplo grupo dos não-aprendentes, pois ao não possuírem a marca da diferença – o diagnóstico – necessitam estar junto, espacial e temporalmente.;
Palavras-chave Alfabetização na "idade certa"; Inclusão; Normalização; PNAIC;
Tipo TCC;
Data de defesa 2014-01-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12300;
Nivel Especialização;
Curso Especialização em Educação Inclusiva;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística