RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

O ateliê se esparramando na escola: uma visão da Pedagogia Italiana de Reggio Emilia

Mostrar registro simples

Autor Machado, Camila Cristina;
Orientador Redin, Marita Martins;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9233717211917711;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título O ateliê se esparramando na escola: uma visão da Pedagogia Italiana de Reggio Emilia;
Resumo Este artigo apresenta uma pesquisa teórica sobre a proposta italiana do ateliê na escola da infância partindo do estudo e pesquisa do pedagogo italiano Loris Malaguzzi e de seus colegas de trabalho, profissionais da educação e Atelieristas. Para tal finalidade, refletimos sobre a infância italiana, bem como a importância da estética para a mesma, a concepção do ateliê nas escolas de educação infantil de Reggio Emilia, assim como o uso de materiais e dos espaços. Por fim, refletimos sobre a prática pedagógica italiana relacionando para a nossa realidade, que sim, é possível criarmos e darmos vida aos ateliês em nossas escolas.;
Palavras-chave Ateliê; Infância; Estética; Reggio Emilia; Materiais; Espaços;
Tipo TCC;
Data de defesa 2016-01-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12281;
Nivel Especialização;
Curso Especialização em Educação Infantil;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística