RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

O trabalho de redação numa 3ª série do ensino médio: uma reflexão sobre expectativas, padrões e recursos

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Miller, Bernardo Pareto;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Vier, Sabrina;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/1282180713089543;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title O trabalho de redação numa 3ª série do ensino médio: uma reflexão sobre expectativas, padrões e recursos;
metadataTrad.dc.description.resumo As atividades de Redação na 3ª série do Ensino Médio são usualmente submetida às exigências discursivas – no Rio de Janeiro, majoritariamente argumentativas – dos exames vestibulares, sobretudo do ENEM. O presente artigo busca avaliar a adequação dessas atividades no Colégio Santo Inácio do Rio de Janeiro ao Paradigma Pedagógico Inaciano. Desse modo, na avaliação da prevalência, ou não, de uma identidade jesuíta de formação integral na configuração das práticas de sala de aula, utilizam-se, como instrumentos, um questionário de pesquisa entre formandos de 2021 e os e-mails de uma formanda de 2020. A partir dos pressupostos educativos da Companhia e do Colégio, do suporte acadêmico de autores da Educação e da Filosofia e dos dados coletados, conclui-se sobre a inadequação do trabalho atual e sobre o potencial dos padrões recentes de produção textual nos exames vestibulares como base para uma reflexão diversa, sobre tipologia textual e sobre experiência e narratividade.;
metadataTrad.dc.subject Educação; Jesuítas; Redação;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2022-01-01;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12275;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Especialização;
metadataTrad.dc.curso Especialização em Educação Jesuítica;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics