RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Pedagogia inaciana e educação inclusiva: do que estamos falando?

Mostrar registro simples

Autor Meneses, Amanda Viana;
Orientador Paula, Jorge Luiz de;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4745619590498155;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Pedagogia inaciana e educação inclusiva: do que estamos falando?;
Resumo Este estudo buscou abordar como a Pedagoga Inaciana favorece a Educação Inclusiva na promoção da formação integral do aluno, sendo um trabalho de pesquisa bibliográfica, considerando estudos de diferentes textos, análise de argumentos, já existentes por alguns teóricos que dissertaram sobre o tema, como por exemplo, na Pedagogia Inaciana Luiz Fernando Klein, Fernando Hernández e na Educação Inclusiva as principais leis que as regem em nosso país e alguns autores como Maria Salete Fábio Aranha. A inclusão precisa ser vista como uma ferramenta de transformação social, tendo consciência de que todos os alunos, independentemente de suas particularidades, quando convivem e partilham dos mesmos espaços conseguem compreender e aceitar uns aos outros, criando vínculos como amizade e respeito, contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Sabendo que a Pedagogia Inaciana, contempla uma visão cristã do mundo e do ser humano, sendo o seu processo global e personalizado, a formação integral do aluno compreende o aprendizado da pessoa toda, nas suas amplas dimensões, com a finalidade de formar a consciência humana para os desafios de seu tempo, assim é importante conhecer essa relação que ao longo do percurso tornar-se significativa.;
Abstract This study sought to address how the Ignatian Pedagogue favors Inclusive Education in promoting the integral education of the student, being a work of bibliographical research, considering studies of different texts, analysis of arguments, already existing by some theorists who spoke on the subject, as per for example, in Ignatian Pedagogy Luiz Fernando Klein, Fernando Hernández and Inclusive Education the main laws that govern them in our country and some authors such as Maria Salete Fábio Aranha, among others. Inclusion needs to be seen as a tool for social transformation, being aware that all students, regardless of their particularities, when they live and share the same spaces, are able to understand and accept each other, creating bonds such as friendship and respect, thus contributing to the construction of a fairer and more solidary society. Knowing that Ignatian Pedagogy contemplates a Christian vision of the world and of the human being, as its global and personalized process, the integral formation of the student comprises the learning of the whole person, in its wide dimensions, with the purpose of forming human conscience for the challenges of your time, it is therefore important to know this relationship that will become significant along the way.;
Palavras-chave Pedagogia inaciana; Educação inclusiva; Educação integral; Ignatian pedagogy; Inclusive education; Integral education;
Tipo TCC;
Data de defesa 2021-01-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12263;
Nivel Especialização;
Curso Especialização em Educação Jesuítica;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística