RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A formação integral da criança do 1º ano do ensino fundamental na perspectiva inaciana

Mostrar registro simples

Autor Silva, Amanda Miranda da;
Orientador Paula, Jorge Luiz de;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4745619590498155;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título A formação integral da criança do 1º ano do ensino fundamental na perspectiva inaciana;
Resumo A formação integral da criança do 1° ano do Ensino Fundamental na perspectiva inaciana constitui a temática de pesquisa deste trabalho. Por isso, decidimos refletir sobre a seguinte problemática: como as práticas pedagógicas podem contribuir para a formação integral da criança do 1º ano do Ensino Fundamental na perspectiva inaciana? A fundamentação teórica do estudo está apoiada nas postulações de Klein (2014), Delors (1998), Soares (2004), Tfouni (2010) Moran (2015), dentre outros. A pesquisa possui abordagem qualitativa e, quanto aos objetivos, é caracterizada como exploratória. Foram utilizadas pesquisas bibliográficas e fichamentos das leituras realizadas. Foi possível identificar que as práticas realizadas pelos professores para a formação integral da criança do 1° ano do Ensino Fundamental, precisam considerar o protagonismo estudantil por meio de práticas inovadoras. Além disso, os recursos e as atividades usadas pelas crianças precisam de uma intencionalidade pedagógica, com a especificidade de serem adaptados para atender as necessidades de aprendizagem do aluno. É importante destacar que as escolas da Rede Jesuíta de Educação buscam estratégias para garantir o desenvolvimento das crianças, e ainda dos professores, de pesquisar e refletir sobre suas práticas, segundo a pedagogia inaciana. Portanto, as crianças precisam participar de momentos em que possam se expressar livremente, por meio de experiências motivadoras, como: a atividade em grupo, as brincadeiras, os jogos, entre outros, que permitam o desenvolvimento integral da criança.;
Abstract The integral formation of the First Grade students of elementary school in the Ignatian perspective is the research theme of this work. Therefore, we decided to reflect on the following problem: how can pedagogical practices contribute to the integral formation of the First Grade children of elementary school from the Ignatian perspective? The theoretical elements of the study are supported by Klein (2014), Delors (1998), Soares (2004), Tfouni (2010) Moran (2015), among others. The research has a qualitative approach and, regarding the objectives, it is characterized as exploratory. Bibliographic research and records of the readings performed were used. It was possible to identify that the practices carried out by teachers for the integral formation of the First Grade students of elementary school need to consider the student's role through innovative practices. In addition, the resources and activities used by children need a pedagogical intention, with the specificity of being adapted to match student's learning needs. It is important to highlight that schools in the Rede Jesuíta de Educação seek strategies to ensure the development of children and teachers, to research and reflect on their practices according to Ignatian pedagogy. Therefore, children need to participate in moments in which they can express themselves freely, through motivating experiences, such as group activities and games, among others, that allow the student’s integral development.;
Palavras-chave Práticas pedagógicas; Formação integral; Ensino fundamental; Pedagogical practices; Comprehensive training; Elementary school;
Tipo TCC;
Data de defesa 2021-01-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12262;
Nivel Especialização;
Curso Especialização em Educação Jesuítica;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística