Resumo |
Esta monografia busca relacionar experiências de formação acadêmica com o contexto urbano a partir da vivência de atravessar cidades da região metropolitana no trajeto entre residência, trabalho, universidade e locais de estágio. Para isso, são utilizadas narrativas visuais que contemplam cenários percorridos durante a graduação em Psicologia e as experiências de estágio no território, assim como do período de realização da especialização em Direitos Humanos e Políticas Públicas e as interlocuções entre os referidos cursos acerca do espaço citadino. A utilização de fotografias na construção das narrativas coloca-se como um potente recurso que tem como objetivo não apenas ilustrar ou comprovar alguma informação, mas principalmente de produzir outros sentidos a partir das imagens, do que por vezes passa despercebido no cotidiano. A partir dos cenários das cidades e das vivências acadêmicas, propomos diálogos acerca da construção da formação em Psicologia defendendo a necessidade de uma atuação acadêmica e profissional implicada com as questões sociais, principalmente no que concerne a atuação em políticas públicas. O crescimento das cidades a partir da expansão de ocupações urbanas, assim como as intervenções por parte da inciativa privada nos espaços públicos, tem fragmentado as cidades e inviabilizado o direito à cidade às populações em situação de vulnerabilidade. O discurso sobre o crescimento da violência nas cidades atua nos processos de produção subjetiva dos sujeitos, implicando na forma como se comportam e habitam os centros urbanos. Diante do acirramento das desigualdades sociais e desmonte de políticas públicas, discutimos sobre a necessidade de maior comprometimento das formações acadêmicas com a garantia e fortalecimento dos direitos humanos e de cidadania, privilegiando construções sociais coletivas como alternativas possíveis para enfrentamento das iniquidades.; |