RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Satisfação e fidelização dos docentes: um estudo no Centro Sinodal de Ensino Médio Dorothea Schäfke

Mostrar registro simples

Autor Weber, Simone;
Orientador Wolff, Luciane;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2268661131930091;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Satisfação e fidelização dos docentes: um estudo no Centro Sinodal de Ensino Médio Dorothea Schäfke;
Resumo Este trabalho se justifica por dar ciência à instituição de como se sentem seus professores com relação a satisfação e fidelização com a escola, frente a duas crises graves enfrentadas, uma interna e outra externa, tendo como pano de fundo a cultura organizacional e a percepção de suporte organizacional dos docentes do Centro. Para a realização deste estudo foi utilizado uma pesquisa quantitativa que avalia o nível de fidelização e satisfação dos pais, professores e gestores de escolas parceiras da empresa Class App. As duas metodologias adotadas pela pesquisa são a NPS (Net Promoter Score) e a CSAT (Costumer Satisfaction Score). Os resultados demonstraram que dentre os 49 respondentes, 80% consideram a escola um excelente local de trabalho e que os docentes refletem a cultura organizacional da escola ao responderem afirmativamente as questões relacionadas ao tema, revelando-se alinhados e comprometidos com o educandário. Nas afirmações que envolveram a percepção de suporte organizacional as dimensões de percepção de gestão de desempenho e carga de trabalho; verificou-se que os respondentes indicaram que percebem e valorizam o suporte organizacional fornecido pela empresa. Nas dimensões: suporte material e de ascensão, promoção e salários, constatou-se pontos de atenção. Recomenda-se que a escola priorize investimentos no aparelhamento das salas de aula (nas duas unidades), do laboratório de ciências naturais, crie espaços verdes na Unidade I. No âmbito do material didático, em vista da recente adoção de um sistema de ensino, que a escola intensifique momentos de formação e conversas, visando o esclarecimento e a desmistificação do uso deste tipo de material.;
Palavras-chave Cultura organizacional; Suporte organizacional; Fidelização; Satisfação; Docentes;
Tipo TCC;
Data de defesa 2021-01-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12247;
Nivel MBA;
Curso MBA em Gestão de Pessoas;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística