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O ensino da pronúncia do inglês sob um olhar cognitivo e socioculturalmente guiado: caminhos para a formação e atuação docente

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metadataTrad.dc.contributor.author Rosa, Eliane Nowinski da;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/9859035235129357;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Fronza, Cátia de Azevedo;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/8861465576589134;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title O ensino da pronúncia do inglês sob um olhar cognitivo e socioculturalmente guiado: caminhos para a formação e atuação docente;
metadataTrad.dc.description.resumo Esta pesquisa foi motivada pelo desejo de oferecer orientações para um grupo de 07 professores brasileiros que solicitou subsídios teórico-metodológicos para saber como tratar a pronúncia do inglês pedagogicamente em sua sala de aula. Essa orientação, a qual tomou forma de uma abordagem de ensino de pronúncia, foi construída a partir dos pressupostos da Fonologia Cognitiva (LANGACKER, 1987, 2008, 2013, 2017b, 2017c) e da perspectiva de ensino de inglês como língua internacional (JENKINS, 1998, 2000, 2001, 2002a; MCKAY, 2000, 2002, 2003, 2010, 2018; SEIDLHOFER, 2003; LLURDA, 2004; SHARIFIAN, 2009; MATSUDA, 2018; MARLINA, 2014, 2018; LOW, 2015, 2021; WALKER et al., 2021). Este estudo propôs, aos participantes uma oficina online que possibilitava uma reflexão crítica sobre o uso da abordagem de ensino de pronúncia. Em linhas gerais, os resultados apresentados neste estudo demonstram que os participantes: i) não foram instruídos para saber como tratar a pronúncia pedagogicamente em sala de aula durante sua formação docente inicial; ii) gostariam de ter recebido treinamento pedagógico nesta área, porque esse conhecimento lhes traria mais confiança e segurança para lidar com esse aspecto; iii) acolheram prontamente os princípios da abordagem de ensino de pronúncia proposta; e iv) apreciaram participar de uma formação crítico-reflexiva objetivando aprimorar sua prática docente e a abordagem em discussão. Estes resultados sugerem que esta pesquisa foi capaz de oferecer o suporte requerido pelos participantes e que propiciar espaço e momentos para professores interagirem, refletirem e dialogarem colaborativamente pode ser benéfico para o aperfeiçoamento de sua prática em sala de aula com vistas à construção de uma sociedade mais justa, democrática, igualitária e inclusiva. Ao mesmo tempo, espera-se que os resultados deste estudo não apenas encorajem mais discussões acerca da necessidade de se empoderar os (futuros) professores para integrar a pronúncia em sua prática cotidiana em sala de aula, mas igualmente estimulem professores e pesquisadores a repensar e ressignificar o ensino da pronúncia do inglês para um mundo globalizado.;
metadataTrad.dc.description.abstract This research was motivated by the desire to offer guidelines to a group of 07 Brazilian teachers who requested theoretical-methodological support to know how to treat English pronunciation in a pedagogical way in their classroom. This guidance, which has taken form of a pronunciation teaching approach, was built under the assumptions of Cognitive Phonology (LANGACKER, 1987, 2008, 2013, 2017b, 2017c) and teaching English as an International Language (JENKINS, 1998, 2000, 2001, 2002a; MCKAY, 2000, 2002, 2003, 2010, 2018; SEIDLHOFER, 2003; LLURDA, 2004; SHARIFIAN, 2009; MATSUDA, 2018; MARLINA, 2014, 2018). This study also proposed to participants an online workshop that allowed them to reflect critically on the use of the pronunciation teaching approach. In broad terms, findings presented in this study demonstrate that participants: i) did not receive instruction on pronunciation teaching in their initial teacher education; ii) wish that they had received a pedagogical training in pronunciation teaching because this knowledge would let them feel more confident and secure to teach it; iii) appreciated the principles of pronunciation teaching approach proposal; iv) enjoyed participating in a critical and reflective formation aiming to improve their teaching practice and the target approach. These results suggest that this research was able to offer the guidance requested by participants and providing space and moments for teachers to interact, reflect and dialogue in a collaborative way may be of great benefit in order to make their teaching practice better towards building a fairer, more inclusive, egalitarian, and democratic society. At the same time, it is expected that the results of this research can not only encourage further discussions on the need of empowering (future) teachers to integrate pronunciation into their daily class work, but also stimulate teachers and scholars to rethink and resignify English pronunciation teaching for a globalized world.;
metadataTrad.dc.subject Ensino de pronúncia; Língua inglesa; Ensino de inglês como língua internacional; Fonologia cognitiva; Formação docente; Pronunciation teaching; English language; Teaching english as an international language; Cognitive phonology; Teacher education;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2023-01-20;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12241;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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