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“Welcome to the desert of the real” : uma proposta teóricometodológica de cartografia de franquia de cultura pop a partir de matrix

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metadataTrad.dc.contributor.author Becko, Larissa Tamborindenguy;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/2305267175695707;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Amaral, Adriana da Rosa;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/8210260553342144;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title “Welcome to the desert of the real” : uma proposta teóricometodológica de cartografia de franquia de cultura pop a partir de matrix;
metadataTrad.dc.description.resumo Este trabalho tem como objetivo principal mapear e analisar as dinâmicas e lógicas das franquias de cultura pop a partir da franquia de Matrix. Por meio da compreensão da franquia como universo ficcional, buscou-se traçar e discutir as características que compõem esses sistemas midiáticos e seu funcionamento enquanto modelo de negócio centrado no consumo e no engajamento dos fãs e dos consumidores. Tendo como arranjo metodológico a cartografia e a teoria fundamentada, foi realizada uma análise que contemplou postagens realizadas em portais de conteúdo sobre o lançamento do longa-metragem Matrix Resurrections (2021), além de entrevistas e grupo focal com fãs e produtores de conteúdo envolvidos com o universo ficcional, com o objetivo de verificar as novas configurações da franquia no contexto contemporâneo. Como resultado, a tese propõe o entendimento das franquias de cultura pop como complexos conjuntos de elementos, atores, estruturas, fluxos etc. que se estabelecem a partir de três dimensões principais: midiática, mercadológica e de consumo.;
metadataTrad.dc.description.abstract The main objective of this work is to map and analyze the dynamics and logic of pop culture franchises based on the Matrix franchise. From the understanding of the franchise as a fictional universe, we sought to outline and discuss the characteristics that make up these media systems and their functioning as a business model centered on consumption and on the engagement of fans and consumers. Using cartography and grounded theory as a methodological arrangement, an analysis was carried out that included posts made on content portals about the release of the feature film Matrix Resurrections (2021) as well as interviews and a focus group with fans and content producers involved with the fictional universe with the objective of verifying the new configurations of the franchise in the contemporary context. As a result, the thesis proposes the understanding of pop culture franchises as complex sets of elements, actors, structures, flows, etc. that are established from three main dimensions: media, marketing and consumption.;
metadataTrad.dc.subject Franquia; Cultura pop; Consumo; Fãs; Fandom; Matrix; Franchise; Pop culture; Consumption; Fans;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2022-12-15;
metadataTrad.dc.description.sponsorship CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12214;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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