Resumo:
Esta tese teve como objetivo verificar se a coesão de grupo afeta o processo de tomada
de decisão sobre a extensão da divulgação de informações de caráter social das organizações. As teorias que embasam os temas são, a teoria da legitimidade na abordagem da responsabilidade social para fundamentar a divulgação voluntária de informações de caráter social; e a teoria do pensamento de grupo para fundamentar a abordagem da coesão de grupo. O objetivo foi alcançado após operacionalizar as variáveis empíricas e usar um modelo econométrico de regressão com dados em painel de efeitos fixos para testar as hipóteses propostas. Utilizou-se uma amostra de 104 empresas de capital aberto listadas na [B]3 e registradas na CVM, que voluntariamente divulgaram relatórios de sustentabilidade ou anual. Os resultados constataram que apenas a dimensão coesão social afeta o processo de tomada de decisão sobre a extensão de divulgação de informações de caráter social; enquanto a coesão de
tarefas não teve significância no modelo. Das variáveis de controle, somente, a asseguração de relatório, o tamanho, a complexidade e a idade da organização foram significativas. A tese contribui com novas evidências e sugere que uma maior coesão social entre os membros do conselho de administração pode não ser benéfica para as organizações, não melhorando a divulgação de informações voluntárias, especificamente, as de caráter social. No entanto, diversos tipos de coesão social podem existir, dependendo das combinações das crenças, valores e experiências anteriores dos membros do conselho de administração, podendo impactar de formas distintas o processo de tomada de decisão.