Resumo |
A educação financeira na fase da infância pode contribuir para evitar problemas futuros de endividamento e deve ocorrer não só na escola, mas também na família, considerando a capacidade de entendimento da criança. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo verificar a contribuição do contexto familiar na formação do conhecimento financeiro, analisando as ferramentas utilizadas pelos pais e sua adequação com desenvolvimento cognitivo infantil. Para atingir tais objetivos, foi realizada uma pesquisa com 49 famílias com filhos menores de 16 anos. O instrumento usado para coleta de dados foi um questionário que foi aplicado no mês de março de 2022. Foi realizada uma análise dos dados obtidos através do grupo respondente, caracterizado por ser coeso, formado por famílias de classe social média ou mais elevada, com boa escolaridade. A conclusão da pesquisa demonstrou que, apesar de alguns comportamentos conflitantes, as famílias tendem a adotar ferramentas adequadas para educar financeiramente os filhos, dentro de seu desenvolvimento natural. Em termos teóricos, a pesquisa contribuiu para um entendimento mais amplo do tema, identificando os conceitos financeiros que devem servir como norteadores do processo de educação financeira infantil.; |