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A intercooperação como princípio para criação de uma plataforma digital no sistema cooperativo agropecuário do Rio Grande do Sul

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Autor Dawson Junior, Guillermo Enrique;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0787403138137013;
Orientador Antunes Júnior, José Antônio Valle;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2828871234344046;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola Politécnica;
Idioma pt_BR;
Título A intercooperação como princípio para criação de uma plataforma digital no sistema cooperativo agropecuário do Rio Grande do Sul;
Resumo O contexto do desenvolvimento da tese está associado ao ambiente competitivo dos agronegócios no Brasil e no mundo, às ações das empresas que atuam nesta indústria e o papel das plataformas digitais. Percebeu-se uma lacuna existente no que tange a iniciativas consistentes por parte das Cooperativas que atuam nesta indústria. Este trabalho utilizou-se do princípio da intercooperação para criar uma plataforma digital junto às cooperativas associadas à Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul – FecoAgro/RS. O trabalho adotou o método da pesquisa-ação. A operacionalização do método levou à criação de quatro ciclos específicos, consecutivos e interrelacionados. O primeiro ciclo visou gerar um alinhamento estratégico de trinta cooperativas na direção da realização de um projeto de intercooperação em um ambiente caracterizado pela necessidade de gerar inovações digitais. Neste ciclo, foi feita a priorização coletiva dos objetivos estratégicos, considerando os possíveis ganhos relacionais, frutos da intercooperação. No ciclo dois foi concebida e construída a estrutura de governança do projeto. Ainda, foram elaborados três projetos adotando a noção de Produto Minimamente Viável (Minimum Viable Product - MVP). No ciclo três foi construída a plataforma digital, por uma software house especializada, reunindo os três MVPs. Por último, no quarto ciclo tratou-se da instanciação da plataforma através da difusão e o uso da mesma em ambiente real. A construção da plataforma levou em consideração a possibilidade de ganhos relacionais e a adoção de conceitos utilizados pelo cooperativismo de plataforma. Após transcorrido um ano do lançamento da plataforma, ela contava com mais de 5.000 usuários ativos, entre técnicos e produtores associados, e com uma área correspondente a 800.000 hectares já inserida e mapeada na plataforma. Além disso, a plataforma criada, trocando e combinando conhecimentos escassos e complementares de diversos atores, tornou-se um produto único, de difícil imitação, podendo ser considerada uma vantagem competitiva sustentável para as cooperativas ligadas à FecoAgro/RS.;
Abstract The context of the development of the thesis is linked with the competitive environment of agribusinesses in Brazil and the world, the actions of companies operating in this industry, and the role of digital platforms. An existing gap was noticed in terms of consistent initiatives on the part of the Cooperatives that operate in this industry. This work used the principle of cooperation among cooperatives to create a digital platform with cooperatives associated with the Federation of Agricultural Cooperatives of Rio Grande do Sul – FecoAgro/RS. The research adopted the action research method. The operationalisation of the method led to the creation of four specific, consecutive, and interrelated cycles. The first cycle aimed to generate a strategic alignment of thirty cooperatives towards the realisation of an inter-cooperation project, adhering to an environment characterised by the need to generate digital innovations. In this cycle, the collective prioritisation of the strategic objectives was made, considering the possible relational rents resulting from intercooperation. In cycle two, the project's governance structure was conceived and built. Additionally, three projects were elaborated adopting the notion of Minimum Viable Product (MVP). In cycle three, the digital platform was built by a specialised software house, bringing together the three MVPs. Finally, the fourth cycle dealt with the instantiation of the platform through its diffusion and its use in a real environment. The construction of the platform considered the possibility of relational rents and the adoption of concepts used by platform cooperativism. One year after the launch of the platform, it had more than 5,000 active users, including technicians and associated producers, and an area corresponding to 800,000 hectares already inserted and mapped onto the platform. Furthermore, the platform created, exchanging and combining scarce and complementary knowledge from various actors, became a unique product, difficult to imitate, and can be considered a sustainable competitive advantage for cooperatives linked to FecoAgro/RS.;
Palavras-chave Intercooperação; Ganhos relacionais; Plataformas digitais; Cooperation among cooperatives; Relational rents; Digital platforms;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Engenharias::Engenharia de Produção;
Tipo Tese;
Data de defesa 2022-09-23;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12046;
Programa Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas;


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