Autor |
Dawson Junior, Guillermo Enrique; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/0787403138137013; |
Orientador |
Antunes Júnior, José Antônio Valle; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2828871234344046; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola Politécnica; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A intercooperação como princípio para criação de uma plataforma digital no sistema cooperativo agropecuário do Rio Grande do Sul; |
Resumo |
O contexto do desenvolvimento da tese está associado ao ambiente competitivo dos
agronegócios no Brasil e no mundo, às ações das empresas que atuam nesta
indústria e o papel das plataformas digitais. Percebeu-se uma lacuna existente no
que tange a iniciativas consistentes por parte das Cooperativas que atuam nesta
indústria. Este trabalho utilizou-se do princípio da intercooperação para criar uma
plataforma digital junto às cooperativas associadas à Federação das Cooperativas
Agropecuárias do Rio Grande do Sul – FecoAgro/RS. O trabalho adotou o método
da pesquisa-ação. A operacionalização do método levou à criação de quatro ciclos
específicos, consecutivos e interrelacionados. O primeiro ciclo visou gerar um
alinhamento estratégico de trinta cooperativas na direção da realização de um
projeto de intercooperação em um ambiente caracterizado pela necessidade de
gerar inovações digitais. Neste ciclo, foi feita a priorização coletiva dos objetivos
estratégicos, considerando os possíveis ganhos relacionais, frutos da
intercooperação. No ciclo dois foi concebida e construída a estrutura de governança
do projeto. Ainda, foram elaborados três projetos adotando a noção de Produto
Minimamente Viável (Minimum Viable Product - MVP). No ciclo três foi construída a
plataforma digital, por uma software house especializada, reunindo os três MVPs.
Por último, no quarto ciclo tratou-se da instanciação da plataforma através da
difusão e o uso da mesma em ambiente real. A construção da plataforma levou em
consideração a possibilidade de ganhos relacionais e a adoção de conceitos
utilizados pelo cooperativismo de plataforma. Após transcorrido um ano do
lançamento da plataforma, ela contava com mais de 5.000 usuários ativos, entre
técnicos e produtores associados, e com uma área correspondente a 800.000
hectares já inserida e mapeada na plataforma. Além disso, a plataforma criada,
trocando e combinando conhecimentos escassos e complementares de diversos
atores, tornou-se um produto único, de difícil imitação, podendo ser considerada
uma vantagem competitiva sustentável para as cooperativas ligadas à FecoAgro/RS.; |
Abstract |
The context of the development of the thesis is linked with the competitive
environment of agribusinesses in Brazil and the world, the actions of companies
operating in this industry, and the role of digital platforms. An existing gap was
noticed in terms of consistent initiatives on the part of the Cooperatives that operate
in this industry. This work used the principle of cooperation among cooperatives to
create a digital platform with cooperatives associated with the Federation of
Agricultural Cooperatives of Rio Grande do Sul – FecoAgro/RS. The research
adopted the action research method. The operationalisation of the method led to the
creation of four specific, consecutive, and interrelated cycles. The first cycle aimed to
generate a strategic alignment of thirty cooperatives towards the realisation of an
inter-cooperation project, adhering to an environment characterised by the need to
generate digital innovations. In this cycle, the collective prioritisation of the strategic
objectives was made, considering the possible relational rents resulting from intercooperation. In cycle two, the project's governance structure was conceived and built.
Additionally, three projects were elaborated adopting the notion of Minimum Viable
Product (MVP). In cycle three, the digital platform was built by a specialised software
house, bringing together the three MVPs. Finally, the fourth cycle dealt with the
instantiation of the platform through its diffusion and its use in a real environment.
The construction of the platform considered the possibility of relational rents and the
adoption of concepts used by platform cooperativism. One year after the launch of
the platform, it had more than 5,000 active users, including technicians and
associated producers, and an area corresponding to 800,000 hectares already
inserted and mapped onto the platform. Furthermore, the platform created,
exchanging and combining scarce and complementary knowledge from various
actors, became a unique product, difficult to imitate, and can be considered a
sustainable competitive advantage for cooperatives linked to FecoAgro/RS.; |
Palavras-chave |
Intercooperação; Ganhos relacionais; Plataformas digitais; Cooperation among cooperatives; Relational rents; Digital platforms; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Engenharias::Engenharia de Produção; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2022-09-23; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12046; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas; |