Autor |
Prudêncio, Kelvin Junior de Oliveira; |
Orientador |
Grohmann, Rafael do Nascimento; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2230678527273233; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
“Tem, mas tá faltando”: a publicidade no Instagram por influenciadores digitais com deficiência; |
Resumo |
O presente trabalho apresenta uma análise sobre a relação entre influenciadores digitais com deficiência e as marcas, analisando as publicações pagas realizadas pelos perfis no feed do Instagram. Por meio de conceitos como plataformas digitais, influenciadores digitais, ativismo digital e pessoas com deficiência, esta pesquisa analisa os conteúdos publicados por 7 influenciadores digitais utilizando da metodologia de análise de conteúdo. Através de categorização foi possível identificar marcas em 3 fases de relação com os influenciadores: reconhecimento, consideração e fidelização. A partir disto, este estudo constatou que a maioria das publicidades se encontram em fase de reconhecimento. As empresas firmam parcerias pontuais com estes influenciadores através de conteúdos mais superficiais de lançamento de produto ou campanha de marca. A inserção no contexto do influenciador está mais presente em marcas que se encontram na fase de fidelização, a minoria analisada. Sendo assim, a publicidade por influenciadores digitais com deficiência demonstra um longo caminho a ser percorrido para firmar parcerias mais permanentes.; |
Palavras-chave |
PCDs; Influenciadores digitais com deficiência; Ativismo digital; Inclusão; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2021-12-16; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12029; |
Nivel |
Graduação; |
Curso |
Comunicação Digital; |