Resumo |
Esse trabalho se propõe a compreender as práticas de ativismo do fandom ARMY, fãs do grupo sul-coreano BTS no Brasil, com o objetivo geral de criar uma ferramenta digital voltada para as necessidades desse público. Partimos de uma pesquisa bibliográfica sobre conceitos relevantes a essa pesquisa, como: K-pop e Hallyu, cultura de fãs, participação e convergência, sociedade em rede e ativismo. Em seguida, foi utilizada a metodologia Human Centered Design (HCD), que busca criar soluções inovadoras a partir de necessidades reais, mantendo o enfoque nas pessoas como o centro do processo de design. Na primeira etapa da metodologia, foram utilizadas como ferramentas de Pesquisa de Experiência do Usuário um formulário online e uma série de entrevistas individuais. Posteriormente, os dados coletados foram organizados e analisados a fim de compreender os principais problemas enfrentados pelo público em questão. Por fim, foram geradas ideias de soluções para as principais questões levantadas, que deram origem a fluxos de navegação e protótipos, utilizados para tangibilizar e testar as soluções criadas, assim resultando em uma proposta de produto digital voltada ao público estudado.; |