RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A diversidade étnico-racial em livros didáticos de biologia do ensino médio

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Silveira, Jorge Ubiratan da;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Weschenfelder, Viviane Inês;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/6064352088824024;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title A diversidade étnico-racial em livros didáticos de biologia do ensino médio;
metadataTrad.dc.description.resumo Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo identificar e analisar como a diversidade étnico-racial é encontrada nos livros didáticos de Biologia do ensino médio. O problema de pesquisa foi: Em que medida e de que maneira os livros didáticos de Biologia abordam a temática étnico-racial e qual a importância dessa abordagem para a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER)? Para responder este problema, foram analisados cinco livros didáticos de Biologia utilizados por uma escola pública localizada no município de Novo Hamburgo-RS, que tiveram sua aprovação pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) nos últimos cinco anos (2017-2021). A pesquisa teve metodologia quali-quantitativa, que observou a quantidade numérica das imagens que representassem seres humanos, ou figuras que se atrelavam ao corpo humano, sistemas e órgãos e analisou o contexto em que elas se enquadravam. Tal pesquisa apresenta como resultado uma majoritária exposição do sujeito branco nas cinco obras analisadas. Do total de imagens catalogadas, 72% das ilustrações são representadas por brancos, deixando assim as etnias negra e indígena ocupando um lugar de pouca representação, o que não reflete a real pluralidade brasileira, uma vez que mais da metade da população deste País é negra. Evidencia-se, então, que o livro didático, tendo como base os cinco exemplares analisados, ainda se apresenta como um material com pouca eficiência no diálogo da diversidade étnico-racial, constatando uma carência em relação ao olhar igualitário frente a diversidade étnica nos materiais pedagógicos.;
metadataTrad.dc.subject Biologia; Diversidade étnico-racial; Livro didático; Educação das relações étnico-raciais;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2022-06-23;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11979;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Graduação;
metadataTrad.dc.curso Ciências Biológicas;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics