metadataTrad.dc.contributor.author |
Silveira, Jorge Ubiratan da; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor |
Weschenfelder, Viviane Inês; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes |
http://lattes.cnpq.br/6064352088824024; |
metadataTrad.dc.publisher |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.title |
A diversidade étnico-racial em livros didáticos de biologia do ensino médio; |
metadataTrad.dc.description.resumo |
Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo identificar e analisar como a diversidade étnico-racial é encontrada nos livros didáticos de Biologia do ensino médio. O problema de pesquisa foi: Em que medida e de que maneira os livros didáticos de Biologia abordam a temática étnico-racial e qual a importância dessa abordagem para a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER)? Para responder este problema, foram analisados cinco livros didáticos de Biologia utilizados por uma escola pública localizada no município de Novo Hamburgo-RS, que tiveram sua aprovação pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) nos últimos cinco anos (2017-2021). A pesquisa teve metodologia quali-quantitativa, que observou a quantidade numérica das imagens que representassem seres humanos, ou figuras que se atrelavam ao corpo humano, sistemas e órgãos e analisou o contexto em que elas se enquadravam. Tal pesquisa apresenta como resultado uma majoritária exposição do sujeito branco nas cinco obras analisadas. Do total de imagens catalogadas, 72% das ilustrações são representadas por brancos, deixando assim as etnias negra e indígena ocupando um lugar de pouca representação, o que não reflete a real pluralidade brasileira, uma vez que mais da metade da população deste País é negra. Evidencia-se, então, que o livro didático, tendo como base os cinco exemplares analisados, ainda se apresenta como um material com pouca eficiência no diálogo da diversidade étnico-racial, constatando uma carência em relação ao olhar igualitário frente a diversidade étnica nos materiais pedagógicos.; |
metadataTrad.dc.subject |
Biologia; Diversidade étnico-racial; Livro didático; Educação das relações étnico-raciais; |
metadataTrad.dc.type |
TCC; |
metadataTrad.dc.date.issued |
2022-06-23; |
metadataTrad.dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11979; |
metadataTrad.dc.audience.educationLevel |
Graduação; |
metadataTrad.dc.curso |
Ciências Biológicas; |