Autor |
Limeira, Tacielly Soares; |
Orientador |
Smaniotto, Emanuelle Nava; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9355713807721299; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Educação financeira: principais desafios no processo de aprendizagem no ensino médio em escolas privadas de Porto Alegre; |
Resumo |
O presente estudo objetivou analisar os principais desafios enfrentados durante o processo de aprendizagem a jovens estudantes do ensino médio sob a perspectiva dos professores. Consiste em um estudo qualitativo descritivo o qual foi realizado através de um estudo de caso com a aplicação de entrevistas semiestruturadas a representantes da gestão de escolas da região de Porto Alegre – RS, bem como a professores destas escolas que participaram do estudo. Os resultados obtidos apontam que ainda existem muitos desafios a serem enfrentados no contexto escolar para transmitir o conhecimento de forma satisfatória como a oferta de material, formação e capacitação dos educadores e tempo adequado para o professor planejar as suas aulas adequadamente. Todavia, foi identificado uma evolução quanto ao assunto, visto que foi possível perceber uma maior inserção da educação financeira nas escolas devido à atual estrutura da BNCC e uma mudança quanto a abordagem do assunto em sala de aula tornando a educação financeira mais explícita nas aulas. Conclui-se que a educação financeira se faz necessária a todo e qualquer indivíduo como forma de auxiliar em tomadas de decisão financeiras e, a partir disso, proporcionar uma maior estabilidade e saúde financeira ao indivíduo para que como consequência este possa usufruir de uma qualidade de vida melhor.; |
Palavras-chave |
Desafios; Educação financeira; Ensino médio; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2022-06-23; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11965; |
Nivel |
Graduação; |
Curso |
Administração; |