RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Estratégias de internacionalização das empresas calçadistas do Vale do Rio dos Sinos: um estudo de caso comparativo entre pequenas, médias e grandes empresas

Mostrar registro simples

Autor Gauss, Patrícia Pianetti;
Orientador Roth, Rosana;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9302279125630050;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Estratégias de internacionalização das empresas calçadistas do Vale do Rio dos Sinos: um estudo de caso comparativo entre pequenas, médias e grandes empresas;
Resumo O objetivo geral da presente pesquisa foi analisar as estratégias de internacionalização das empresas calçadistas selecionadas, de pequeno, médio e grande porte, do Vale do Rio dos Sinos. Para o alcance do objetivo proposto, a pesquisa foi realizada através de um estudo de caso múltiplos, junto as empresas selecionadas do Vale do Rio dos Sinos. Nesse sentido, foram apresentadas e analisadas as informações relacionadas ao ambiente de exportação das empresas, do setor calçadista brasileiro, do setor calçadista do Vale do Rio dos Sinos, os conceitos de empresas voltadas para o mercado externo, as teorias de internacionalização, os modos de entrada no mercado internacional, assim como as estratégias. Para a coleta de dados, foram utilizados dados primários e secundários. Em relação aos dados primários, foram realizadas pesquisas com as empresas selecionadas, a fim de compreender as estratégias utilizadas. Para agregar valor à pesquisa, foi realizada uma entrevista com a Coordenadora do setor de Inteligência de Mercado, da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados - Abicalçados. Além disso, foram realizados levantamentos de dados, através de documentos e de sites governamentais e institucionais. Portanto, essa pesquisa apresenta as estratégias de internacionalização das empresas calçadistas, identificando os pontos fortes e fracos, das escolhas de entrada no mercado internacional. Sendo assim, através das análises das estratégias de internacionalização, foi possível identificar as diferentes estratégias utilizadas pelas empresas, a fim de evidenciar o processo geral de internacionalização. Além disso, foi possível averiguar que as empresas que investiram mais nesse processo, conseguiram se posicionar melhor.;
Palavras-chave Estratégia de internacionalização; Setor calçadista; Exportações; Vale dos Sinos;
Tipo TCC;
Data de defesa 2021-12-14;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11960;
Nivel Graduação;
Curso Administração;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística