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Endomarketing como diferencial competitivo: um estudo de caso na empresa GWTK

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Autor Alves, Matheus Fraga;
Orientador Silva, Lisiane Vasconcellos da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0114774058572308;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Endomarketing como diferencial competitivo: um estudo de caso na empresa GWTK;
Resumo O presente estudo teve por objetivo verificar como os conceitos e as ações de endomarketing contribuem para os objetivos estratégicos da empresa GWTK, levando em consideração o planejamento e as ações que são utilizadas e podem vir a ser utilizadas para alavancar os seus resultados. A discussão proposta, justifica-se pelo fato de no atual cenário imposto pelo mercado consumidor, as empresas buscarem oportunidades de investimento na gestão de pessoas com o propósito de unificar os esforços e otimizar os seus processos. Assim, são apresentados alguns dos principais conceitos abordados como pautas de discussões acadêmicas e científicas sobre o assunto, gerando a condição necessária para a realização de uma abordagem crítica e propositiva ao contexto em que se situa a empresa em questão. Para tanto, o estudo consistiu em pesquisa aplicada de caráter exploratório-descritivo, visando estabelecer embasamento consistente para análise e argumentação dos dados levantados. Concluiu-se que a abordagem do tema é extremamente relevante, pois o comprometimento e a produtividade estão diretamente associados ao atingimento dos objetivos estipulados na organização. Assim como, foi possível identificar questões que evidenciam, por exemplo, a importância do engajamento das pessoas e do ambiente organizacional positivo para a construção de valor para grupos que estejam estabelecidos em um ambiente empresarial. Portanto, fica evidente que, mais do que uma iniciativa de comunicação interna, como a simples distribuição de cartilhas, jornais corporativos, criação de intranets ou campanhas de e-mail, o endomarketing possui grande valor estratégico para os negócios de uma empresa, apresentando caráter de discussão amplo e profundo.;
Abstract This study aimed to verify how endomarketing concepts and actions contribute to the strategic objectives of the GWTK company, taking into account the planning and actions that are used and may be used to leverage its results. The proposed discussion is justified by the fact that in the current scenario imposed by the consumer market, companies seek investment opportunities in people management with the purpose of unifying efforts and optimizing their processes. Thus, some of the main concepts addressed as guidelines for academic and scientific discussions on the subject are presented, generating the necessary condition for the realization of a critical and propositional approach to the context in which the company in question is located. Therefore, the study consisted of applied research of exploratory-descriptive character, aiming to establish a consistent basis for the analysis and argumentation of the data collected. It was concluded that the approach to the topic is extremely relevant, as commitment and productivity are directly associated with achieving the goals stipulated in the organization. As well, it was possible to identify issues that show, for example, the importance of people's engagement and a positive organizational environment for the construction of value for groups that are established in a business environment. Therefore, it is evident that, more than an internal communication initiative, such as the simple distribution of brochures, corporate newspapers, creation of intranets or e-mail campaigns, internal marketing has great strategic value for a company's business, presenting a character of broad and deep discussion.;
Palavras-chave Comunicação; Diferencial competitivo; Endomarketing; Liderança; Motivação; Communication; Competitive advantage; Internal marketing; Leadership; Motivation;
Tipo TCC;
Data de defesa 2021-09-16;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11959;
Nivel Graduação;
Curso Administração;


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