RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Vai um delivery aí? uma análise dos consumidores e aceitação de tecnologia na utilização de aplicativos de delivery para compra em supermercados

Mostrar registro simples

Autor Cataldo, Lucas Costenaro;
Orientador Rohden, Simoni Fernanda;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6394525251884783;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Vai um delivery aí? uma análise dos consumidores e aceitação de tecnologia na utilização de aplicativos de delivery para compra em supermercados;
Resumo Introdução: estudar o comportamento de consumidores de aplicativos de delivery para compras em supermercados auxilia a compreensão da aceitabilidade dessa tecnologia. O objetivo do trabalho foi identificar quais comportamentos de consumidores de aplicativos de delivery para compras em supermercados podem ser impactantes na aceitabilidade dessa tecnologia. Metodologia: a pesquisa foi descritiva e quantitativa. A coleta de dados foi online com a divulgação em redes sociais de um formulário do Microsoft Forms entre setembro e outubro de 2021, onde foram preenchidos 292 formulários (12 excluídos por falta de informações) totalizando 280 questionários válidos com informações demográficas, hábitos e consumo em aplicativos de delivery e relação de aceitação de tecnologia de usuários e não usuários desses aplicativos. Para a análise estatística foi realizada a descrição do perfil dos respondentes e análise multivariada para comparar a influência dos domínios da TAM de Utilizada Percebida e Facilidade de Uso Percebida na pretensão de continuar utilizando esses aplicativos. Resultados: foram divididos dois grupos de acordo com a utilização de aplicativos de delivery para compras em supermercados sendo denominados Usuários e Não Usuários. Os dados demográficos não apresentaram um padrão no que se refere às informações de gênero, idade, cidade/estado, estado civil, número de filhos, escolaridade e renda individual. Em relação ao TRI, as pessoas que utilizam os aplicativos de compra para supermercados parecem ter um relacionamento mais próximo com a tecnologia, já que a média das respostas para otimismo e inovatividade atingiram resultados maiores do que 4. A Utilidade Percebida tem influência em relação ao que se refere a utilização dos aplicativos de delivery, o que não ocorre ao observar os resultados referentes a Facilidade de Uso Percebida. Considerações Finais: mesmo com a ampliação na utilização de tecnologias durante a pandemia, apenas 23% dos respondentes utilizavam os aplicativos de delivery para compras em supermercados. Esses 23%, possuem níveis mais altos de Otimismo e Inovatividade identificados através do TRI. Antes da pandemia, apenas 15 indivíduos utilizavam os aplicativos de delivery, sendo observado um aumento expressivo após o início da pandemia. A partir dos resultados, entende-se que empresas que conseguirem propagar esse sentimento de utilidade dos aplicativos para o público alvo podem se beneficiar e aprimorar tanto os processos de captação de clientes quanto de fidelização. Apenas a Utilidade Percebida influenciou a propensão de utilização da tecnologia no contexto da pandemia. Esses achados foram inesperados, visto que de acordo com a TAM, tanto a Utilidade Percebida quanto a Facilidade de Uso Percebida são relevantes para a propensão de utilização da tecnologia.;
Palavras-chave Modelo de aceitação de tecnologia (TAM); Índice de prontidão à tecnologia (TRI); Aplicativos de delivery de supermercados;
Tipo TCC;
Data de defesa 2021-12-13;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11958;
Nivel Graduação;
Curso Administração;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística