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Comunicação em marketing: um estudo sobre quais canais de comunicação geram maior impacto na promoção de produtos e serviços ligados à prática de yoga no estado do Rio Grande do Sul

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Autor Zilli, Betina;
Orientador Hofstätter, Cássia Rebelo;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3796462218508753;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Comunicação em marketing: um estudo sobre quais canais de comunicação geram maior impacto na promoção de produtos e serviços ligados à prática de yoga no estado do Rio Grande do Sul;
Resumo Com o passar dos anos, o Yoga vem crescendo em popularidade dentro do país e percebe-se que a pandemia de Covid-19, por diferentes motivos, aumentou o interesse de uma parcela da população pela prática, bem como incrementou o número de praticantes. Entretanto, nota-se que existe uma certa timidez por parte dos professores no que se refere à promoção de seus serviços e também uma falta de conhecimento por parte das marcas sobre os canais de comunicação que causam maior impacto na promoção de produtos e serviços relacionados à prática da Yoga. A pesquisa realizada focou em professores de Yoga do estado do Rio Grande do Sul e investigou como esses profissionais promovem seus serviços para seu público-alvo. Além disso, a pesquisa buscou entender como os mesmos professores são influenciados pela mídia e buscam informações sobre os produtos relacionados à prática quando na posição de consumidores. O estudo foi conduzido sob caráter exploratório e incluiu técnicas de revisão bibliográfica e pesquisa qualitativa. Para a construção do referencial teórico, foram citados autores que são referência na área de Marketing abordando temas como mix de marketing, promoção e tipos de mídias utilizadas na comunicação. Ademais, foram apresentados dados estatísticos sobre a evolução da internet e das redes sociais, bem como literatura básica sobre a filosofia do Yoga e informações atualizadas sobre a prática. Com base na pesquisa qualitativa, identificou-se que os professores de Yoga têm aderido às mídias digitais e utilizado as redes sociais na promoção de seus serviços. A pesquisa também demonstrou que os canais de comunicação utilizados têm trazido o retorno esperado, contudo, não se pode descartar o boca a boca como uma importante ferramenta de promoção. Adicionalmente, a pesquisa apontou que os canais de comunicação utilizados pelas marcas que oferecem produtos de Yoga têm influência sobre os professores, todavia, há espaço para melhorias. Pontos passíveis de aperfeiçoamento na comunicação das marcas com seus clientes e na abordagem de promoção utilizada pelos professores foram elencados ao final deste trabalho.;
Palavras-chave Yoga; Marketing; Canais de comunicação; Promoção; Redes sociais;
Tipo TCC;
Data de defesa 2021-12-06;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11954;
Nivel Graduação;
Curso Administração;


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