Autor |
Ribeiro, Pedro Barbezani Carvalho e; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/0075299456844359; |
Orientador |
Korzenowski, André Luís; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2812376898382124; |
Co-orientador |
Gustavo Junior, Jorge Ubirajara; |
Lattes do co-orientador |
http://lattes.cnpq.br/3267055274938294; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola Politécnica; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Protocolo de segurança no transporte aéreo de passageiros: uma análise de sua evolução durante a pandemia de COVID-19; |
Resumo |
O presente trabalho é instigado a pesquisar como a pandemia de COVID-19 interferiu nos protocolos de segurança de companhias aéreas. É fato que as doenças transmissíveis pelo ar possuem uma alta taxa de transmissão em ambientes fechados como o de um avião. Contudo as ações mitigadoras das companhias aéreas foram fundamentais para a baixa transmissibilidade do vírus nestes pontos. A pesquisa é fomentada a estudar quais as práticas adotadas pelas companhias aéreas em cada momento da pandemia de Covid-19 e quais perduraram sendo consideradas, portanto, mais efetivas na visão dos tomadores de decisão destas organizações. Para tanto, utiliza-se de uma pesquisa bibliográfica para identificar similaridades e divergências entre as práticas adotadas pelas companhias aéreas durante a pandemia de Covid-19. De forma complementar, a pesquisa analisa as práticas que perduraram. De forma mais específica, criou-se uma linha do tempo da Covid-19 de forma a analisar as associações entre
as fases de contágio da doença e as alterações nos protocolos; mapeou-se as tecnologias incorporadas aos protocolos de segurança de passageiros aéreos durante a pandemia; e foram atestadas quais medidas dos protocolos de segurança de passageiros aéreos perduraram durante as fases de evolução da pandemia. A pesquisa verificou a ampla utilização das máscaras faciais, dos filtros de ar conhecidos como HEPA, dos dispositivos de triagem (medidor térmico, testes virais), do distanciamento social no embarque e desembarque das aeronaves de forma a aumentar a eficiência das aeronaves no solo ao diminuir o tempo em 25% no desembarque de passageiros e, finalmente, da necessidade do comprovante de vacinação (medida eficiente contra vírus). De forma que, a pesquisa contribui academicamente com a comparação dos dados extraídos da pesquisa, com a criação de uma linha do tempo de evolução dos
protocolos, da identificação das tecnologias incorporadas no setor aéreo devido a pandemia e melhoria dos processos no setor aéreo no que tange a segurança e confiança dos passageiros em voar.; |
Abstract |
The present work is instigated to research how the COVID-19 pandemic interfered with airline safety protocols. It is a fact that airborne diseases have a high rate of transmission in closed environments such as on an airplane. However, the mitigating actions of the airlines were fundamental for the low transmissibility of the virus at these points. The research is encouraged to search which practices were adopted by airlines at each moment of the Covid-19 pandemic and which ones persisted, being considered, therefore, more effective in the view of decision makers of these organizations. To this end, a bibliographic research is used to identify similarities and differences between the practices adopted by airlines during the Covid-19 pandemic. In a complementary way, the research analyzes the practices that have lasted. More specifically, a Covid-19 timeline was created in order to analyze the associations between the stages of contagion of the disease and changes in protocols; the technologies incorporated into air passenger safety protocols during the pandemic were mapped; and it was attested which measures of air passenger safety protocols lasted during the phases of evolution of the pandemic. The research verified the wide use of face masks, air filters known as HEPA, screening devices
(thermal meter, viral tests), social distancing when boarding and disembarking aircraft in order to increase the efficiency of aircraft on the ground at reducing the time for passengers to disembark by 25% and, finally, the need for proof of vaccination (an efficient measure against viruses). So, the research contributes academically with the comparison of data extracted from the research, with the creation of a timeline of protocol evolution, the identification of technologies incorporated in the air sector due to the pandemic and improvement of the processes in the air sector in what concerns the safety and confidence of passengers in flying.; |
Palavras-chave |
Protocolos de segurança; Covid-19; Aviação; Companhias aéreas; Security protocol; Aviation; Airlines; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Engenharias::Engenharia de Produção; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2022-08-31; |
Agência de fomento |
Bolsa COVID-19; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11905; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas; |