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Jornalismo de moda sustentável: um estudo de caso da seção do site e da playlist no YouTube, Recicle-se, de Lilian Pacce

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Autor Pfeiffer, Helen Zdruikoski Appelt;
Orientador Molina, Márcia Morais;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5519947552460112;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Jornalismo de moda sustentável: um estudo de caso da seção do site e da playlist no YouTube, Recicle-se, de Lilian Pacce;
Resumo Este trabalho propõe uma análise sobre como o jornalismo de moda sustentável é pautado pela jornalista Lilian Pacce. A escolha do tema é uma forma de avaliar o conteúdo da moda na sociedade, pois a cultura fast fashion aumenta cada vez mais o consumo, consequentemente agredindo o meio ambiente com descarte de produtos químicos de maneira irregular e extraindo excessivamente recursos naturais. O termo slow fashion veio para mudar a forma de consumo da moda, oferecendo uma nova perspectiva sobre o assunto. Moda sustentável ainda não tem grande destaque fora do âmbito da moda, principalmente no jornalismo, para isso, a pesquisa é feita por meio do site e canal do YouTube de Lilian, que desde 2008 aborda o assunto com dados estatísticos e dicas de como aderir ao consumo consciente, além de divulgar como as maiores marcas estão se adequando a essa causa. Esta pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso, sendo a seção e playlist “Recicle-se” (site e canal) o objeto principal a ser analisado. Assim, o método de abordagem foi qualitativo do tipo exploratório e descritivo, e quantitativo. Os resultados após a avaliação são que, o assunto é de interesse social, mas ainda não ganhou seu espaço necessário e que a forma trabalhada pela jornalista ainda não atingiu o público para um tema altamente relevante socialmente.;
Abstract This paper proposes an analysis of how sustainable fashion journalism is guided by journalist Lilian Pacce. The choice of theme is a way of evaluating the fashion theme in society, because fast fashion culture increasingly increases consumption, consequently harming the environment with irregular disposal of chemicals and excessively extracting natural resources. The term slow fashion came to change fashion consumption, offering a new perspective on the subject. Sustainable fashion is still not very prominent outside the scope of fashion, especially in journalism, for this, the research is done through Lilian’s website and YouTube channel, which since 2008 addresses the subject with statistical data and tips on how to join the conscious consumption, as well as publicizing how the major brands are adapting to this cause. This research was conducted through a case study, with the section and playlist “Recicle-se” (site and channel) the main object to be analyzed. Thus, the method of approach was qualitative exploratory and descriptive, and quantitative. The results after the evaluation are that the subject is of social interest, but has not yet gained its necessary space and that the form worked by the journalist has not yet reached the public for a highly socially relevant topic.;
Palavras-chave Jornalismo; Moda; Sustentável; Redes sociais; Lilian Pacce; Recicle-se; Journalism; Fashion; Sustaintable; Social network;
Tipo TCC;
Data de defesa 2019-12-12;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11871;
Nivel Graduação;
Curso Jornalismo;


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