Resumo:
Os contratos de concessão das distribuidoras de energia exigem entre outras obrigações, a manutenção dos níveis de qualidade do fornecimento bem como da continuidade destes. Para isso, as companhias precisam constantemente manter e expandir o sistema de modo que o mesmo atenda as metas estipuladas. No estado do Rio Grande do Sul a rede de distribuição elétrica possui aproximadamente 40% dos postes de madeira e ainda diversos municípios e centros de carga com apenas uma fonte de alimentação. Há ainda áreas em constante expansão econômica que possuem grande demanda energética.
Diante deste cenário, as distribuidoras precisam anualmente realizar investimentos no
sistema através de obras. Estas por sua vez, demandam grande quantidade de material,
além de desligamentos programados que ferem os mesmo indicadores que precisam ser
melhorados. Esta equação de difícil equilíbrio, passa por um bom projeto e planejamento
de obras. Este trabalho, terá seu escopo no impacto que o Técnico de projetos tem nas obras e nos indicadores de continuidade. Na etapa de projetos será analisado se uma determinada obra é viável do ponto de vista dos indicadores de qualidade e continuidade.
Através da criação de uma ferramenta de modelagem do técnico de projetos será previsto o impacto dos desligamentos programados e o desligamento em si, na execução da obra. como apresentado na revisão sistemática, a ausência de ferramentas computacionais para o planejamento de obras torna o fator humano determinante. Desta forma, esta ferramenta busca modelar o desempenho do técnico de projetos e sua influência no correto planejamento de obras. Pretende-se avaliar se os técnicos estão com nível satisfatório de acordo com sua vivência e dificuldade das atividades.
A modelagem do Técnico de Projetos foi feita utilizando os algoritmos SVM e Redes
Neurais. Sendo o SVM Suport Vector Machine o que trouxe melhor resultado, melhorando 9% a acurácia em relação aos resultados atuais. Como trata-se de um projeto pioneiro, este trabalho abre caminhos para maior exploração do tema, com incorporação de novas variáveis estima-se que se consiga atingir uma acurácia
de até 20%.