Autor |
Batista, Guilherme Martins; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/0518935411165779; |
Orientador |
Ferreira, Jairo Getúlio; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/8243334414084240; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Midiatização, algoritmos e plataformas: agenciamento e circulação de emoções no Spotify; |
Resumo |
Este trabalho surge uma angústia perante a falta de informação e compreensão do fenômeno da circulação (BRAGA, 2007; FAUSTO NETO, 2012; FERREIRA, 2013; 2017) que ocorre na plataforma de streaming de música Spotify. Seguindo os três eixos de interface epistemológica - Comunicação, Materialidades e Semiótica -, o objetivo desta dissertação foi construir o objeto de estudo, composto pelo consumo individual dos perfis na plataforma, a partir do manejo algorítmico estabelecido neste ambiente, e reconhecer quais são suas condições de produção de sentido (FERREIRA, 2017) considerando as lógicas algorítmicas, e quais os limites do sugestionamento existente na construção de realidade nesta plataforma. Especificando estes objetivos, trata-se de: (1) compreender a plataforma e suas atividades; (2) reconhecer os processos em que a experiência se dá pelo consumidor; (3) elencar os indícios que proporcionaram as inferências abdutivas aqui estabelecidas; (4) e, por fim, registrar as conclusões estabelecidas após dois anos de investigação sobre o tema. Diferentemente dos trabalhos reunidos sobre midiatização e plataforma, compreendemos e explicitamos como as recomendações e informações disponíveis são, além de automatismos e praticidades, constantes atos de manipulação na plataforma, agenciamentos semióticos e intensidades de significância além de um fenômeno sucintamente cultural. Nesse sentido, utilizamos a metodologia etnográfica, de estratificação e topográfica de Verón (1989), incluindo entrevistas com consumidores, enquanto analisávamos, sob o espectro da midiatização, a maneira pela qual a circulação ocorre em seus meandros da mesoanálise (FERREIRA, 2022). Com este panorama de estudos pudemos compreender as capacidades de agenciamento (DELEUZE e GUATTARI, 2016) da plataforma, sua construção e constante ato de manipulação no ato de sugestionamento e interferência. O agenciamento de visibilidade estabelecido, o ambiente sugestivo e as estratégias sensíveis (SODRÉ, 2006) condicionadas pelo capitalismo financeiro foram as principais problematizações que sintetizam a tática de normalização dos interesses da plataforma, se utilizando de algoritmos culturais (FERREIRA, 2021) e impulsos da cultura, antes de ser uma sociabilidade criada para o usuário. Isso acontece por utilizar-se dos vínculos e relações que o afeto proporciona e, por isso, ao investigar as emoções, compreendemos que há limites e impasses quando isso ocorre, principalmente pela falta de compreensão das significâncias pessoais e coletivas que ocorrem. Os deciframentos surgiram a partir da recuperação dos dados reunidos, entrevistas e inferências dedutivas e indutivas que as pesquisas nos proporcionaram durante este estudo de Mestrado, visando somar aos estudos éticos comunicacionais dos panoramas práticos do mundo contemporâneo a partir de um olhar da midiatização.; |
Abstract |
This work arises an anguish due to the lack of information and understanding of the circulation phenomenon (BRAGA, 2007; FAUSTO NETO, 2012; FERREIRA, 2013; 2017) that occurs on the Spotify music streaming platform. Following the three axes of epistemological interface - Communication, Materialities and Semiotics -, the objective of this dissertation was to build the object of study, composed of the individual consumption of profiles on the platform, from the algorithmic management established in this environment, and to recognize what are its conditions of production of meaning (FERREIRA, 2017) considering the algorithmic logics, and what are the limits of suggestion existing in the construction of reality on this platform. By specifying these objectives, it is about: (1) understanding the platform and its activities; (2) recognize the processes in which the experience is given by the consumer; (3) list the evidence that provided the abductive inferences established here; (4) and, finally, to record the conclusions established after two years of investigation on the subject. Unlike the works gathered on mediatization and platform, we understand and explain how the recommendations and information available are, in addition to automatisms and practicalities, constant acts of manipulation on the platform, semiotic assemblages and intensities of significance in addition to a succinctly cultural phenomenon. In this sense, we used Verón's (1989) ethnographic, stratification and topographic methodology, including interviews with consumers, while analyzing, under the mediatization spectrum, the way in which circulation occurs in its mesoanalysis meanders (FERREIRA, 2022). With this panorama of studies, we were able to understand the agency capabilities (DELEUZE and GUATTARI, 2016) of the platform, its construction and constant manipulation in the act of suggestion and interference. The established visibility agency, the suggestive environment and the sensitive strategies (SODRÉ, 2006) conditioned by financial capitalism were the main problematizations that synthesize the tactics of normalization of the platform's interests, using cultural algorithms (FERREIRA, 2021) and impulses of the culture, before being a sociability created for the user. This happens by using the bonds and relationships that affection provides and, therefore, when investigating emotions, we understand that there are limits and impasses when this occurs, mainly due to the lack of understanding of the personal and collective meanings that occur. The decipherings arose from the retrieval of gathered data, interviews and deductive and inductive inferences that the research provided us during this Master's study, aiming to add to the ethical communicational studies of the practical panoramas of the contemporary world from a mediatization look.; |
Palavras-chave |
Midiatização; Algoritmo; Semiótica; Spotify; Mediatization; Algorithm; Semiotics; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2022-04-25; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11827; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação; |