RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Elaboração de material para monitores de alunos de inclusão nas aulas de física

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Sortica, Henrique Rodrigues;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Brauer, Cristian Ricardo Nin;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/5252744350686458;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title Elaboração de material para monitores de alunos de inclusão nas aulas de física;
metadataTrad.dc.description.resumo Com o crescimento da inclusão de estudantes nas escolas precisa-se desenvolver estratégias para melhorar o ensino para estes sem interferir diretamente no trabalho do professor e dos outros alunos. Frente a este contexto, o presente estudo tem como objetivo elaborar material adaptado para auxiliar os monitores/acompanhantes de alunos de inclusão nas aulas de Física. Considerando que, a presença desses monitores nas escolas é frequente, deve-se facilitar o trabalho destes, visto que a maioria não tem ensino especializado nessa área. A elaboração de material para as aulas de Física é um meio de auxiliar os monitores a aperfeiçoarem o ensino para os alunos em inclusão. A fundamentação teórica para desenvolver esta pesquisa foi sobre o que é inclusão, acompanhamento de alunos de inclusão e adaptação inclusiva. Para atingir o objetivo proposto, esta pesquisa contou com dois grupos de quatro estudantes de ensino superior, com potencial de serem monitores, um fazendo uso do material elaborado pelo autor deste trabalho e o outro sem. Ambos os grupos assistiram as videoaulas e responderam questionários também de autoria do pesquisador deste estudo. Após foi feito um levantamento e análise das respostas registradas nestes questionários. A partir desta pesquisa, foi possível concluir que houve um rendimento superior dos monitores que utilizaram material adaptado para responder as questões propostas durante as referidas videoaulas, facilitando as explicações de Física mesmo para quem não tem estudo específico nesta área.;
metadataTrad.dc.subject Inclusão; Material adaptado; Física;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2020-12-04;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11745;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Graduação;
metadataTrad.dc.curso Física;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics