RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Há diferenças significativas de qualidade no ensino superior brasileiro entre as modalidades Presencial e em Ead?

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Barbosa, Murilo;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Alves, Tiago Wickstrom;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/2532605739636568;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title Há diferenças significativas de qualidade no ensino superior brasileiro entre as modalidades Presencial e em Ead?;
metadataTrad.dc.description.resumo Esse trabalho de conclusão procura analisar a qualidade do ensino superior brasileiro, com o objetivo de identificar se há diferenças significativas de qualidade do ensino superior entre as modalidades presenciais e EaD. Inicialmente procurou-se analisar a estrutura de ensino superior brasileiro e compreender sua atual situação. Para realizar a análise da qualidade, selecionou-se os cursos de administração, ciências contábeis, geografia, letras-português, matemática e pedagogia nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e, a partir do Conceito Enade e variáveis explicativas da qualidade no ensino, foi estimada uma regressão a fim de verificar a significância da análise de cada curso. A partir da utilização da metodologia da Análise Envoltória de Dados (DEA) nos cursos significantes, foi possível identificar a diferença de qualidade das modalidades e a dispersão dos scores de eficiência. Chegou-se ao resultado que em 45,83% dos cursos analisados a modalidade EaD teve uma qualidade significativamente inferior à modalidade presencial, o restante dos cursos não obteve resultados significativos.;
metadataTrad.dc.description.abstract Tis undergraduate project seeks to analyze the quality of Brazilian higher education, with the objective of identifying whether there are significant differences in the quality of higher education between the face-to-face and distance learning. Initially, it is necessary to analyze the Brazilian higher education structure and understand its current situation. In order to carry out a quality analysis, the courses of administration, accounting sciences, geography, Portuguese letters, mathematics and pedagogy in the South, Southeast and Center-West regions were selected and, based on the Enade Concept and explanatory variables of quality in teaching, a regression was estimated in order to verify the significance of the analysis of each course. From the use of the Data Envelopment Analysis (DEA) methodology in the significant courses, it was possible to identify the difference in quality of the modalities and a dispersion of the efficiency scores. The result was that in 45.83% of the analysed courses, the distance learning had a student quality inferior to face-to-face, the rest of the courses did not obtain any significant results.;
metadataTrad.dc.subject Ensino Superior; Análise Envoltória de Dados; EaD; Eficiência; University Education; Data Envelopment Analysis; Distance Learning; Efficiency;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2021-06-30;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11735;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Graduação;
metadataTrad.dc.curso Ciências Econômicas;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics