Autor |
Barbosa, Murilo; |
Orientador |
Alves, Tiago Wickstrom; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2532605739636568; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Há diferenças significativas de qualidade no ensino superior brasileiro entre as modalidades Presencial e em Ead?; |
Resumo |
Esse trabalho de conclusão procura analisar a qualidade do ensino superior
brasileiro, com o objetivo de identificar se há diferenças significativas de qualidade do
ensino superior entre as modalidades presenciais e EaD. Inicialmente procurou-se
analisar a estrutura de ensino superior brasileiro e compreender sua atual situação.
Para realizar a análise da qualidade, selecionou-se os cursos de administração,
ciências contábeis, geografia, letras-português, matemática e pedagogia nas regiões
Sul, Sudeste e Centro-Oeste e, a partir do Conceito Enade e variáveis explicativas da
qualidade no ensino, foi estimada uma regressão a fim de verificar a significância da
análise de cada curso. A partir da utilização da metodologia da Análise Envoltória de
Dados (DEA) nos cursos significantes, foi possível identificar a diferença de qualidade
das modalidades e a dispersão dos scores de eficiência. Chegou-se ao resultado que
em 45,83% dos cursos analisados a modalidade EaD teve uma qualidade
significativamente inferior à modalidade presencial, o restante dos cursos não obteve
resultados significativos.; |
Abstract |
Tis undergraduate project seeks to analyze the quality of Brazilian higher education,
with the objective of identifying whether there are significant differences in the quality
of higher education between the face-to-face and distance learning. Initially, it is
necessary to analyze the Brazilian higher education structure and understand its
current situation. In order to carry out a quality analysis, the courses of administration,
accounting sciences, geography, Portuguese letters, mathematics and pedagogy in
the South, Southeast and Center-West regions were selected and, based on the
Enade Concept and explanatory variables of quality in teaching, a regression was
estimated in order to verify the significance of the analysis of each course. From the
use of the Data Envelopment Analysis (DEA) methodology in the significant courses,
it was possible to identify the difference in quality of the modalities and a dispersion of
the efficiency scores. The result was that in 45.83% of the analysed courses, the
distance learning had a student quality inferior to face-to-face, the rest of the courses
did not obtain any significant results.; |
Palavras-chave |
Ensino Superior; Análise Envoltória de Dados; EaD; Eficiência; University Education; Data Envelopment Analysis; Distance Learning; Efficiency; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2021-06-30; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11735; |
Nivel |
Graduação; |
Curso |
Ciências Econômicas; |