Autor |
Rodrigues, Leandro Wolf; |
Orientador |
Franz, Paulo Roberto Garcia; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/4549739461366258; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Fintechs de crédito: uma análise do impacto dessas iniciativas no custo de crédito brasileiro; |
Resumo |
Desde meados da última década, as fintechs representam para os
consumidores brasileiros uma nova alternativa de soluções financeiras. Os avanços
tecnológicos somados ao aumento de conectividade através da disseminação de
smartphones e ampliação ao acesso à internet tornaram propício o acesso aos
serviços financeiros disponibilizados pelas fintechs. Como apresentado pelo
presente estudo, o mercado bancário brasileiro é oligopolizado. Em um oligopólio, o
aumento de competição pode implicar em um aumento de eficiência, reduzindo
assim os lucros extraordinários e trazendo um aumento no bem-estar econômico
para a sociedade. Dessa forma, o presente estudo buscou analisar se a chegada
das fintechs representam um aumento na competição e, por consequência, uma
redução no preço dos serviços financeiros para o consumidor. O foco dessa
pesquisa se deu nas fintechs de crédito e seu impacto na redução do custo de
crédito brasileiro. Para atender a esse propósito, o presente estudo analisa a
evolução do saldo total desembolsado pelas fintechs de crédito e o Índice do Custo
de Crédito divulgado pelo Banco Central do Brasil. O saldo de crédito desembolsado
pelas fintechs ainda se mostra pouco representativo frente ao volume desembolsado
pelas instituições bancárias tradicionais, demonstrando o quanto essas alternativas
ainda estão insipientes frente a esse mercado oligopolizado. O presente estudo
observou que ao longo da última metade da década anterior o custo do crédito
brasileiro reduziu, contudo, essa queda está atrelada em maior parte a reduções no
custo de captação e no menor índice de inadimplência. A remuneração das
instituições financeiras pelas operações de crédito firmadas ao longo do período
observado aumentou, indicando que o efeito da participação das fintechs no crédito
ainda não pode ser percebido conforme constatada a inexpressividade do saldo de
crédito das fintechs no total do crédito dos maiores bancos brasileiros.; |
Abstract |
Since the middle of the last decade, fintechs have represented a new
alternative for financial solutions for Brazilian consumers. Technological advances,
added to the increase in connectivity through the spread of smartphones and
expansion of internet access, have made access to financial services provided by
fintechs favorable. As shown in this study, the Brazilian banking market is
oligopolistic. In an oligopoly, increased competition may imply an increase in
efficiency, thus reducing extraordinary profits and bringing an increase in economic
well-being to society. Thus, this study pursued to analyze whether the arrival of
fintechs represents an increase in competition and, consequently, a reduction in the
price of financial services for the consumer. The focus of this research was on credit
fintechs and their impact on reducing the cost of credit in Brazil. To meet this
purpose, this study analyzes the evolution of the total balance disbursed by credit
fintechs and the Credit Cost Index released by the Central Bank of Brazil. The
balance of credit disbursed by fintechs is still not very representative compared to the
volume disbursed by traditional banking institutions, demonstrating how these
alternatives are still incipient in the face of this oligopolistic banking market. The
present study observed that over the last half of the previous decade the cost of
credit in Brazil has reduced, however, this fall is mostly linked to reductions in the
cost of funding and a lower default rate. The remuneration of financial institutions for
credit operations entered into over the observed period increased, indicating that the
effect of the participation of fintechs in credit cannot yet be perceived, as verified the
inexpressiveness of the credit balance of fintechs in the total credit of the largest
Brazilian banks.; |
Palavras-chave |
Fintechs de crédito; Custo de crédito; Mercado bancário; Concorrência; Credit Fintechs; Credit cost; Banking market; Competition; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2021-06-28; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11733; |
Nivel |
Graduação; |
Curso |
Ciências Econômicas; |