RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Fintechs de crédito: uma análise do impacto dessas iniciativas no custo de crédito brasileiro

Mostrar registro simples

Autor Rodrigues, Leandro Wolf;
Orientador Franz, Paulo Roberto Garcia;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4549739461366258;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Fintechs de crédito: uma análise do impacto dessas iniciativas no custo de crédito brasileiro;
Resumo Desde meados da última década, as fintechs representam para os consumidores brasileiros uma nova alternativa de soluções financeiras. Os avanços tecnológicos somados ao aumento de conectividade através da disseminação de smartphones e ampliação ao acesso à internet tornaram propício o acesso aos serviços financeiros disponibilizados pelas fintechs. Como apresentado pelo presente estudo, o mercado bancário brasileiro é oligopolizado. Em um oligopólio, o aumento de competição pode implicar em um aumento de eficiência, reduzindo assim os lucros extraordinários e trazendo um aumento no bem-estar econômico para a sociedade. Dessa forma, o presente estudo buscou analisar se a chegada das fintechs representam um aumento na competição e, por consequência, uma redução no preço dos serviços financeiros para o consumidor. O foco dessa pesquisa se deu nas fintechs de crédito e seu impacto na redução do custo de crédito brasileiro. Para atender a esse propósito, o presente estudo analisa a evolução do saldo total desembolsado pelas fintechs de crédito e o Índice do Custo de Crédito divulgado pelo Banco Central do Brasil. O saldo de crédito desembolsado pelas fintechs ainda se mostra pouco representativo frente ao volume desembolsado pelas instituições bancárias tradicionais, demonstrando o quanto essas alternativas ainda estão insipientes frente a esse mercado oligopolizado. O presente estudo observou que ao longo da última metade da década anterior o custo do crédito brasileiro reduziu, contudo, essa queda está atrelada em maior parte a reduções no custo de captação e no menor índice de inadimplência. A remuneração das instituições financeiras pelas operações de crédito firmadas ao longo do período observado aumentou, indicando que o efeito da participação das fintechs no crédito ainda não pode ser percebido conforme constatada a inexpressividade do saldo de crédito das fintechs no total do crédito dos maiores bancos brasileiros.;
Abstract Since the middle of the last decade, fintechs have represented a new alternative for financial solutions for Brazilian consumers. Technological advances, added to the increase in connectivity through the spread of smartphones and expansion of internet access, have made access to financial services provided by fintechs favorable. As shown in this study, the Brazilian banking market is oligopolistic. In an oligopoly, increased competition may imply an increase in efficiency, thus reducing extraordinary profits and bringing an increase in economic well-being to society. Thus, this study pursued to analyze whether the arrival of fintechs represents an increase in competition and, consequently, a reduction in the price of financial services for the consumer. The focus of this research was on credit fintechs and their impact on reducing the cost of credit in Brazil. To meet this purpose, this study analyzes the evolution of the total balance disbursed by credit fintechs and the Credit Cost Index released by the Central Bank of Brazil. The balance of credit disbursed by fintechs is still not very representative compared to the volume disbursed by traditional banking institutions, demonstrating how these alternatives are still incipient in the face of this oligopolistic banking market. The present study observed that over the last half of the previous decade the cost of credit in Brazil has reduced, however, this fall is mostly linked to reductions in the cost of funding and a lower default rate. The remuneration of financial institutions for credit operations entered into over the observed period increased, indicating that the effect of the participation of fintechs in credit cannot yet be perceived, as verified the inexpressiveness of the credit balance of fintechs in the total credit of the largest Brazilian banks.;
Palavras-chave Fintechs de crédito; Custo de crédito; Mercado bancário; Concorrência; Credit Fintechs; Credit cost; Banking market; Competition;
Tipo TCC;
Data de defesa 2021-06-28;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11733;
Nivel Graduação;
Curso Ciências Econômicas;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística