Resumo |
Os veículos elétricos vêm ganhando espaço nas ruas com o intuito de minimizar os
impactos ao meio ambiente, através da redução da emissão de gases poluentes pelos
combustíveis fósseis e diminuição da poluição sonora. Por outro lado, com a inserção
da frota destes veículos haverá o aumento na demanda de energia elétrica do sistema,
que deve ser avaliado para evitar futuros problemas na rede elétrica. O presente
trabalho tem como objetivo a avaliação dos impactos da inserção de veículos elétricos
na rede de distribuição de energia elétrica. Foram criados três cenários diferentes para
análise do comportamento do sistema, sendo demostrados e comparados os
resultados de nível de tensão, carregamento, fator de potência, perdas técnicas e
potência ativa demandada com os valores estabelecidos pela Agência Nacional de
Energia Elétrica (ANEEL). Com relação ao nível de tensão, pode-se observar o
aumento no número de transgressões de tensão e os locais onde elas ocorrem com
a inserção dos VEs. Para o carregamento, avaliou-se o condutor com maior circulação
de corrente, porém neste estudo não houve nenhum ponto com sobrecarga no
sistema. Observou-se que o fator de potência tem um maior impacto com a inserção
dos veículos elétricos operando como geradores distribuídos e que as perdas técnicas
aumentam à medida que são inseridos os VEs, devido ao acréscimo de carga na rede.
Através dos resultados obtidos, pode-se avaliar os pontos que necessitam de
adequações e futuros investimentos, a fim de manter o bom funcionamento da rede
elétrica.; |