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Diálogos entre arte e moda: a apropriação da performance como potência crítica e transformadora na Moda

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metadataTrad.dc.contributor.author Silveira, Lara Souza e Silva Amaro da;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Becker, Gisele;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/8753043020186690;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title Diálogos entre arte e moda: a apropriação da performance como potência crítica e transformadora na Moda;
metadataTrad.dc.description.resumo Este trabalho examina o processo de flexibilização das fronteiras entre os campos da arte e da moda, suas colaborações no curso da história. Mais especificamente, procura reconhecer os modos pelos quais a moda se apropria de princípios da Performance enquanto linguagem híbrida e política, na produção de desfiles que acompanham as coleções de moda. O estudo apresenta, inicialmente, uma contextualização dos movimentos artísticos, na pós-modernidade, destacando as contaminações disciplinares ocorridas. Na sequência, traz uma abordagem histórico-conceitual acerca da Performance, identificando notadamente a função do figurino e a dimensão política do caráter efêmero do evento, a partir da análise de criações performativas de Marina Abramovic, Carolee Schneeman, Francis Alÿs e Anthea Hamilton. A seguir, o estudo contempla a análise de seis desfiles de moda, dos criadores Kanye West, Gareth Pugh, Thom Browne, Ronaldo Fraga, Alexander McQueen, Hussein Chalayan e Jum Nakao, buscando identificar potência performativa das ações das modelos, do cenário, da luz, da trilha sonora e etc. Destaca-se assim o poder crítico político que se agrega às coleções de vestuário. A pesquisa realizada aportou elementos significativos para a concepção da marca de moda Huile sur Toile, de sua primeira coleção e de seu formato de apresentação.;
metadataTrad.dc.description.abstract This work examines the process of flexibilization of the borders between the fields of art and fashion, through their collaborations in the course of history. More specifically, it seeks to recognize the ways in which fashion appropriates the principles of Performance as a hybrid and political language in the production of shows that accompany fashion collections. The study initially presents a contextualization of artistic movements, in modernity and post-modernity, highlighting the disciplinary contaminations that have occurred. Furthermore, it brings a historical-conceptual approach about Performance, notably identifying the role of the costume and the political dimension of the ephemeral character of the event, based on the analysis of performative creations by Marina Abramovic, Carolee Schneeman, Francis Alÿs and Anthea Hamilton. Next, the study contemplates the analysis of seven fashion shows, by the creators Kanye West, Gareth Pugh, Thom Browne, Ronaldo Fraga, Alexander McQueen, Hussein Chalayan and Jum Nakao seeking to identify the performative power of the models' actions, the scenery, the light, the soundtrack, etc. Thus highlighting the critical political power that is added to the collections of clothing. The research carried out contributed significant elements to the foundation of the fashion brand Huile sur Toile, its first collection and its presentation format.;
metadataTrad.dc.subject Arte contemporânea; Moda; Performance; Desfile; Contemporary art; Fashion; Performance; Fashion Shows;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2020-12-10;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11579;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Graduação;
metadataTrad.dc.curso Moda;


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