Autor |
Antunes, Suélen dos Santos; |
Orientador |
Andrighetti, Graziela Hoerbe; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5346175243293749; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Project based learning in private english classes; |
Resumo |
O uso de Project-Based-Learning (PBL) tem sido estudado em diferentes
contextos de aprendizagem, no entanto, ainda há poucos estudos disponíveis que
tenham como foco o uso desta abordagem no contexto de aulas particulares de
inglês. Assim, este estudo tem como objetivo analisar práticas pedagógicas em um
contexto especifico de inglês como Língua Adicional (LA) e refletir sobre os
benefícios da união de PBL e do ensino de inglês em contextos de aulas
particulares. Para apoiar a análise, é apresentado um referencial teórico de ensino
baseado por projetos em aulas de língua inglesa. Este estudo também apresenta
alinhamentos à Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), um documento
brasileiro destinado a orientar o trabalho dos professores das escolas regulares no
Brasil, no intuito de apresentar possibilidades como esse documento pode ser usado
para auxiliar o trabalho de professores de LA em contexto de aulas particulares.
Para o contexto de análise deste estudo, apresentou-se um projeto estruturado para
aulas particulares de inglês. A partir de uma perspectiva de ensino de Inglês como
prática social (SCHLATTER E GARCEZ, 2012), e de Inglês como língua franca
(BNCC, 2017), o estudo deste projeto explicita os benefícios do uso PBL em
contextos de ensino de inglês em aulas particulares, ressaltando oportunidades de
aprendizagens significativas. Este estudo busca contribuir com professores
interessados em temáticas de ensino por projetos e que atuem em contextos de
aulas particulares, dessa forma também serão disponibilizados neste trabalho os
instrumentos e materiais didáticos elaborados para o projeto analisado neste estudo.; |
Abstract |
The use of Project-Based-Learning (PBL) has been studied in different learning
contexts, however, there are still few studies available that focus on the use of this
approach in the context of private English classes. Thus, this study aims to analyze
the pedagogical practices in a specific context of English as an Additional Language
(AL) and reflect on the benefits of the union of PBL and English teaching in contexts
of private lessons. To support the analysis, a theoretical background for project based teaching in English language classes is presented. This study also presents
alignments to Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), a Brazilian document
designed to guide the work of teachers in regular schools in Brazil, the goal is to
present possibilities of how this document can be used to assist the work of teachers
of AL in the context of private lessons. For the analysis of this study, a structured
project for private English lessons is presented. From the perspective of teaching
English as a social practice (SCHLATTER AND GARCEZ, 2012), and English as a
lingua franca (BNCC, 2017), the study of this project explains the benefits of using
PBL in the contexts of private English classes, highlighting important learning
opportunities. This study seeks to contribute to teachers interested in teaching
through projects and teachers who work in the context of private classes, so
instruments and teaching materials prepared for the project analyzed in this study are
left available.; |
Palavras-chave |
Aprendizagem baseada em projetos; Projetos; Aulas particulares de inglês; Inglês como prática social; Inglês como língua franca; Project based learning; Projects; Private english classes; English as social practice; English as lingua franca; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2021-07-05; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11567; |
Nivel |
Graduação; |
Curso |
Letras; |