RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

O ato de documentar na educação infantil: um olhar argumentativo

Mostrar registro simples

Autor Mello, Joseane Lucia de;
Orientador Vier, Sabrina;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1282180713089543;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título O ato de documentar na educação infantil: um olhar argumentativo;
Resumo Documentar é uma ação muito importante na Educação Infantil. Isso porque, por meio do ato de documentar, acompanha-se e registra-se a aprendizagem das crianças nas escolas. O ato de documentar na Educação Infantil se dá por meio do parecer descritivo, portfólio e mini-histórias. Diante desse contexto, esta pesquisa se propôs a compreender como a argumentação se faz presente nessas três maneiras de documentar, para convencer o leitor das aprendizagens da criança. Para isso, foi selecionado um conjunto de documentações, formado por um parecer, um portfólio e cinco mini-histórias, de uma mesma criança da faixa etária 1, de uma escola da rede pública de Novo Hamburgo. Por meio de 13 trechos, foram analisados três modos de encadeamento apresentados por Charaudeau (2012). Os resultados apontam que a argumentação estava presente por meio da adição, oposição e conjunção: mostrando que às vezes a conclusão não é a que se imaginou inicialmente, comprovando a importância que a escola tem na vida da criança, e provando que a família tem um papel fundamental no processo de aprendizagem, cada um participando e ajudando da sua maneira. Observamos também, que cada ação da criança tem um porquê, um motivo para a ação. Conclui-se então que, por meio da argumentação, pode-se ver o quanto a participação e presença da família é importante no processo de aprendizagem da criança, cada família fazendo-se presente da sua maneira, respeitando a singularidade de cada uma delas.;
Palavras-chave Argumentação; Educação Infantil; Parecer; Portfólio; Mini-histórias;
Tipo TCC;
Data de defesa 2021-06-30;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11560;
Nivel Graduação;
Curso Letras;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística