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Currículo na etapa do ensino médio: entre a estética e a estetização

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metadataTrad.dc.contributor.author Soares, Caroline dos Reis;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Lopes, Maura Corcini;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/3876751682370290;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title Currículo na etapa do ensino médio: entre a estética e a estetização;
metadataTrad.dc.description.resumo Ao perceber e investir em compreender o contexto atual de esmaecimento da formação humanista e das artes nos currículos da Educação Básica, este trabalho tem como objetivo analisar as nuances da dimensão estética em documentos curriculares que preveem a etapa do Ensino Médio. Para tanto, toma como materialidade investigativa três documentos curriculares, são eles os Parâmetros Curriculares Nacionais, as Diretrizes Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Considerando tais documentos, pergunta-se como se dá a articulação entre currículo e a dimensão estética na etapa do Ensino Médio? Para responder esta pergunta os conceitos engendrados são currículo, estética e, por consequência, estetização. A partir de 67 excertos dos três documentos, foram elaborados três conjuntos analíticos, Estética na Educação, Estética na Área de Linguagens e Estética para o bem-estar Social. As análises apontam para uma tendência de esvaziamento do sentido da estética, sendo substituída por uma versão utilitária do sensível e da arte, a estetização. Conclui-se que a formação estética no currículo da etapa do Ensino Médio, que engloba ética e arte, é fundamental para que os jovens tenham condições de desenvolverem o pensamento crítico, reflexivo e analítico dos acontecimentos, bem como é fundamental para a formação da sensibilidade e do olhar sobre as diferenças constitutivas de cultura e de uma vida com o outro.;
metadataTrad.dc.description.abstract While perceiving and investing to understand the current context of humanist formation and arts decrease on Brazilian basic school curricula, this work aims to analyze the aesthetic dimension in curricula documents for the Brazilian high school. For this purpose, the investigative materiality is three curricula documents, they are The National Curricula Parameters, the National Curricula Guides, and the Nacional Comum Curricula Base. Considering those documents, it asks how is the articulation between curriculum and aesthetic dimension on the Brazilian high school stage? To answer this question, the working concepts are curriculum, aesthetics and aestheticization. Through 67 excerpts from the three documents, it was elaborated three analytical groups, they are Aesthetic and Education, Aesthetic in the Languages Area, and Aesthetic for Social Welfare. The analyses point to a tendency to empty the sense of aesthetics, being replaced by a utilitarian version of sensitive and art, the aestheticization. It concludes that aesthetic formation in the curriculum of the Brazilian high school stage, which is related to ethics and art, is essential for young people to be able to develop the critical, reflective, and analytical thinking of events, as well as it is fundamental for the formation of the sensitivity, and from looking at the constitutive differences of culture and life with the other.;
metadataTrad.dc.subject Currículo; Estética; Estetização; Ensino médio brasileiro; Curriculum; Aesthetics; Aestheticization; Brazilian high school;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2021-07-02;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11552;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Graduação;
metadataTrad.dc.curso Letras;


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