Resumo:
A busca por uma formação personalizada para os alunos tem sido objeto de estudo há muitos anos. A partir do uso de plataformas digitais, as instituições de ensino possuem recursos para oferecer suporte para que o percurso formativo dos alunos seja flexível, com maior foco em áreas de seu interesse. Como contribuição para um processo de aprendizagem personalizado, este trabalho propõe um modelo de Sistema de Recomendação híbrido para recomendar ao aluno de graduação atividades complementares de acordo com seus objetivos profissionais e pessoais, que complementem ou ampliem o seu atual percurso formativo, aproximando o aluno das áreas profissionais e das atividades complementares, requisitos que constam nas diretrizes do MEC. Como parte da construção do modelo, foram realizados quatro experimentos com dados reais onde foi possível analisar e obter percepções de cada uma das técnicas. Após cada experimento são apresentados resultados e comentários sobre cada técnica. O primeiro experimento utilizou técnicas de Filtragem Colaborativa (FC), onde o objetivo foi gerar recomendações ao aluno com base no histórico de acessos do aluno. No segundo experimento, a técnica utilizada foi a Baseada em Conteúdo (BC) e buscou-se encontrar atividades similares com base no conteúdo das atividades. O terceiro experimento foi composto pelas técnicas dos experimentos anteriores FC e BC compondo uma abordagem híbrida de recomendação. O último experimento foi composto pela técnica Baseada em Grafos (BG). O desenvolvimento deste trabalho teve como principais contribuições: avaliar os benefícios que os Sistemas de Recomendação podem oferecer para o percurso formativo do aluno; realizar estudos de diferentes técnicas de recomendação; propor um modelo de Sistema de Recomendação para ampliação do percurso formativo do aluno de graduação por meio de atividades complementares de acordo com suas preferências profissionais.