RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Literatura e educação no século XXI: um olhar sobre o pensamento crítico e as aulas de literatura

Mostrar registro simples

Autor Boff, Amanda Ottmann;
Orientador Vier, Sabrina;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1282180713089543;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Literatura e educação no século XXI: um olhar sobre o pensamento crítico e as aulas de literatura;
Resumo Muitos adolescentes demonstram desinteresse pelas aulas de literatura e pela leitura em geral, menosprezando sua importância para a sua formação. O objetivo geral deste trabalho é compreender a maneira que as aulas de literatura contribuem para o desenvolvimento do pensamento crítico e seu papel no cenário da educação do século XXI. A metodologia utilizada para desenvolver a análise foi um questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas, a fim de analisar a concepção de 4 professoras sobre literatura e pensamento crítico. Percebeu-se, a partir da análise de dados, que professoras engajadas na prática literária e em proporcionar vivências literárias aos alunos são capazes de envolver suas turmas e proporcionar aulas mais dinâmicas e integradoras. Além disso, tais aulas proporcionam um ambiente de reflexão e transformação, promovendo o pensamento crítico. Sendo assim, conclui-se que a escola do século XXI é a escola com aulas de literatura, visto que elas são elementares para provocar o desenvolvimento do pensamento crítico.;
Abstract Many teenagers show a lack of interest in literature classes and reading in general, disregarding its importance in their education development. The aim of this paper is to understand the way literature classes contribute to the development of the analytical skills and their role in the educational landscape of twenty-first century. The methodology used to develop the research was a structured questionary, of open and closed questions in order to analyze the conception of literature and analytical skills of four teachers. According to the analysis, it was possible to understand that teachers who are engaged in the literary practices and in proposing literary experiences for students can involve their groups, providing more dynamic and integrative classes. Besides, this kind of classes provides an environment that is likely to provide the development of analytical skills. The conclusion is that the school of the twenty-first century is a school with literature classes since they are crucial to cause the development of the analytical skills.;
Palavras-chave Literatura; Educação; Pensamento crítico; Literature; Education; Analytical skills;
Tipo TCC;
Data de defesa 2021-06-28;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11547;
Nivel Graduação;
Curso Letras;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística