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Coconstructing knowledge in english classes through talk-in-interaction sequences

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Autor Schaumloeffel, Moisés;
Orientador Corona, Márcia de Oliveira Del;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4855697045554911;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Coconstructing knowledge in english classes through talk-in-interaction sequences;
Resumo O presente estudo apresenta o processo de coconstrução de conhecimento ocorrido em aulas de Língua Inglesa como língua adicional. Objetivando descrever como o conhecimento é coconstruído em aulas de língua Inglesa, dados naturalísticos (que teriam ocorrido sem a presença do pesquisador) foram utilizados, tendo a sua natureza verbal transcrita baseado nas convenções de transcrição de Jefferson (1984), adaptadas por Schnack, Pisoni e Ostermann (2005). Os dados são formados por interações de sala de aula gravadas em áudio e vídeo em um curso livre de Inglês localizado na região sul do Brasil, compreendo três turmas – uma turma de nível intermediário, uma turma de nível avançado, e uma turma de conversação de nível avançado. Os dados foram analisados baseado em como os participantes mantem a intersubjetividade da interação através de cognição socialmente compartilhada (GARFINKEL, 1967; SCHEGLOFF, 1991), como a participação dos agentes interacionas ocorreu em sequências de fala-em-interação nas quais o processo de coconstrução de conhecimento foi evidenciado (GARCEZ, 2007; FRANK, GARCEZ, KANITZ, 2012) e a natureza do conhecimento produzido – reprodutivo ou emergente. (CONCEIÇÃO 2008; GARCEZ, 2006; FRANK, GARCEZ, KANITZ, 2012). Sequências IRA (Iniciação – resposta – avaliação) também foram analisadas com o objetivo de estabelecer um parâmetro de comparação com o fenômeno interacional ocorrido nas sequências de fala-em-interação em que o processo de construção de conhecimento foi evidenciado. (GARCEZ, 2006; MEHAN, 1979). Através dos dados analisados, três práticas do processo de coconstrução de conhecimento foram evidenciados: primeiro, a utilização de conhecimento compartilhado entre os membros na busca de um referente; segundo, a utilização de exemplos para a construção de uma definição; terceiro, o uso de adivinhações baseadas em suposições.;
Abstract The present research paper presents the process of coconstruction of knowledge which occurred in English classes as an additional language. Aiming to describe how knowledge is coconstructed in English classes, naturalistic data (data that would occur without the presence of the researcher) was used having its verbal features transcribed based on the conventions of Jefferson (1984), which have been adapted by Schnack, Pisoni, and Ostermann (2005). The data comprises classroom interactions recorded in audio and video in an English Institute located in the South region of Brazil and three groups took part in the research – a low intermediate class, an advanced class, and a conversation advanced class. The data was analyzed based on how the participants of the interaction maintain the intersubjectivity of the interaction through socially shared cognition (GARFINKEL, 1967; SCHEGLOFF, 1991), how participation occurs in sequences where coconstruction of knowledge is evidenced (GARCEZ, 2007; FRANK, GARCEZ, KANITZ, 2012), and the nature of the knowledge produced - reproductive or emergent knowledge. (CONCEIÇÃO 2008; GARCEZ, 2006; FRANK, GARCEZ, KANITZ, 2012). IRE sequences were also explored in order to establish a parameter of comparison with the interactional phenomena occurred in the moments where coconstruction of knowledge was present. (GARCEZ, 2006; MEHAN, 1979). Through the data analyzed, three main practices to achieve coconstruction of knowledge have been evidenced: firstly, the search for a shared cognition of a specific referent; secondly, the use of examples to construct a definition; and thirdly, the production of guessing based on assumptions.;
Palavras-chave Coconstrução de conhecimento; Fala-em-interação; Sequência IRA; Interações de sala de aula; Análise da Conversa; Aulas de língua inglesa; Coconstruction of Knowledge; Talk-in-interaction; IRE Sequence; Classroom Interaction; Conversation Analysis.; English Classes;
Tipo TCC;
Data de defesa 2019-12-03;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11519;
Nivel Graduação;
Curso Letras;


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