RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A elaboração de tarefas baseadas em materiais autênticos: ampliando possibilidades de práticas sociais em uma aula de inglês para o ensino médio

Mostrar registro simples

Autor Silva, Mariana Silveira;
Orientador Andrighetti, Graziela Hoerbe;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5346175243293749;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título A elaboração de tarefas baseadas em materiais autênticos: ampliando possibilidades de práticas sociais em uma aula de inglês para o ensino médio;
Resumo O ensino de língua inglesa como língua adicional no Brasil é considerado como um acesso ao mundo do conhecimento, pois, é nas aulas de inglês que os alunos têm a oportunidade de refletir sobre o inglês que os cerca no mundo e de ler textos em língua adicional que até então não conheciam. (SCHLATTER; GARCEZ, 2012). Entendendo que ao usar a linguagem, as pessoas realizam diversas práticas sociais no cotidiano Clark (2000), e do pressuposto de que os estudantes de língua adicional devem usar o inglês para poder desempenhar outros papéis na aula de língua inglesa e fora dela, este trabalho tem o objetivo de analisar o papel que as tarefas pedagógicas baseadas em textos autênticos desempenham no ensino de inglês em contexto de escola regular. Para analisar os dados deste estudo, me afilio com a definição de material autêntico dos autores Schlatter e Garcez (2009) e o conceito de tarefa como um convite para agir no mundo: uma ação, um propósito específico para um determinado interlocutor. (BRASIL, 2006). Para tanto, analiso a elaboração de tarefas pedagógicas, a partir de uma perspectiva de ensino por projetos (BARBOSA, 2004; FRIED-BOOTH, 2002; HERNÁNDEZ, 2004; NOGUEIRA, 2005; STOLLER, 2002), com base em textos autênticos, utilizada por mim em aulas de inglês para o primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual. Os resultados deste trabalham mostram que, através de tarefas baseadas em materiais autênticos, ampliamos as possibilidades para que os alunos possam reconhecer textos na língua inglesa, a partir de contextos, propósitos e interlocutores específicos, e para que possam produzir também seus próprios textos, compartilhando suas narrativas em inglês e interagindo com outras pessoas que possam ler esses textos. Além disso, a exploração desses recursos autênticos, através de tarefas pedagógicas, possibilita que os estudantes reflitam a respeito de questões culturais e sociais envolvidas no inglês como língua adicional, possibilitando aos alunos conhecer outras realidades, refletir sobre si e sobre a língua em uso.;
Abstract Teaching English as an additional language in Brazil is considered as an access to the world of knowledge, because it is in English classes that students have the opportunity to reflect on the English that surrounds them in the world and to read texts in an additional language they didn't know until then. (SCHLATTER; GARCEZ, 2012). Understanding that in using language, people perform many social practices on a daily basis (CLARK, 2002) and the assumption that these students should use English in order to play other roles in and outside the English language class, this paper aims to analyze the role that pedagogical tasks based on authentic texts play teaching English in a regular school context. In order to analyze the data, I affiliate the definition of authentic material by Schlatter and Garcez (2009) with the concept of task as an invitation to act in the world: an action, a specific purpose for a given interlocutor. (BRAZIL, 2006). Therefore, I analyze the design of pedagogical tasks, from a perspective of project-based learning (BARBOSA, 2004; FRIED-BOOTH, 2002; HERNÁNDEZ, 2004; NOGUEIRA, 2005; STOLLER, 2002), based on authentic texts, used by myself in English classes for the first year of high school groups at a state school. The results of this study show that through tasks based on authentic materials, we enlarge the possibilities for students to recognize English texts from specific contexts, purposes and interlocutors, and to produce their own writing, sharing their English narratives and interacting with others who can read these texts. In addition, exploring these authentic resources through pedagogical tasks enables students to reflect on cultural and social issues shared in English as an additional language, enabling students to learn about other realities, reflect on themselves and the language in use.;
Palavras-chave Material autêntico; Elaboração de tarefas; Ensino de Inglês como língua adicional; Authentic material; Designing tasks; Teaching english as an additional language;
Tipo TCC;
Data de defesa 2019-12-03;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11514;
Nivel Graduação;
Curso Letras;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística