RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

League of legends e linguagem: um exercício de análise de forma e sentido

Mostrar registro simples

Autor Santos, Charles Felipe dos;
Orientador Vier, Sabrina;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1282180713089543;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título League of legends e linguagem: um exercício de análise de forma e sentido;
Resumo O League of Legends é um jogo de computador lançado em 2009 pela empresa Riot Games. O LoL, como também é conhecido, tornou-se um dos jogos mais populares do mundo, sendo que o Brasil é um dos que mais possui jogadores ativos. No país, os jogadores se identificam a partir do uso de palavras específicas do jogo, e este é o foco deste estudo. Benveniste (2005) afirma que a linguagem está na natureza do homem que não a fabricou, ou seja, a linguagem não é mera ferramenta comunicativa, ela existe, modifica-se e se desenvolve simultaneamente ao homem e à sociedade. A partir disso, objetivou-se compreender a significação sobre a significação da comunidade de jogadores de League of Legends. Embasado nessa teoria linguística de Benveniste, este trabalho analisa situações comunicativas de jogadores de League of Legends em grupos e comunidades do jogo no Facebeook. Os resultados apontam que as escolhas de formas reconhecidas pela comunidade de League of Legends servem para que locutores e interlocutores se identifiquem como pertencentes a essa comunidade. Além disso, os resultados das análises indicam que essas situações comunicativas constituem linguagem, pois as palavras escolhidas, que os participantes dessa comunidade tomam emprestadas do jogo, por não ter um significado imutável, podem ser interpretadas de diferentes maneiras conforme o contexto em que são utilizadas. Conclui-se que, parafraseando Benveniste (1989 p. 222), “a linguagem serve para viver”, para jogar e para se identificar como jogador de League of Legends. Além disso, conclui-se que tal tipo de pesquisa é de grande importância para a área de Licenciatura em Letras, visando estar sempre atualizado em relação aos multiletramentos multimodais, visto que as situações comunicativas aqui abordadas constituem uma forma de leitura e escrita digital reconhecida por alunos e alunas da Educação Básica.;
Palavras-chave Linguagem; Enunciação.; League of legends; Forma; Sentido;
Tipo TCC;
Data de defesa 2019-12-05;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11508;
Nivel Graduação;
Curso Letras;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística