RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Aprendizagem, afetividade e cultura: uma análise da aula de língua alemã como língua adicional na educação infantil

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Schmitt, Iasmin;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Schnack, Cristiane Maria;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/6839627123285556;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title Aprendizagem, afetividade e cultura: uma análise da aula de língua alemã como língua adicional na educação infantil;
metadataTrad.dc.description.resumo O Ensino de Línguas Adicionais na Educação Infantil ainda está em desenvolvimento no Brasil, visto que é uma prática recente e crescente. Alguns estudos têm se debruçado sobre esse ensino, buscando compreender os mais diversos aspectos relacionados à temática (e.g. SCHNACK, LEMKE, JAEGER, 2009; MACHADO, 2010). Nesse cenário, os estudos dedicam-se especialmente sobre o ensino de Língua Inglesa na Educação Infantil, visto que o crescimento da oferta desse ensino é maior na Língua Inglesa. Para contribuir com a área, e fomentar discussões sobre o ensino de outras línguas, esta pesquisa apresenta uma análise de aulas de Língua Alemã em uma turma de Educação Infantil em uma cidade que é conhecida como de descendência germânica. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo, com viés etnográfico (SILVEIRA, CÓRDOVA, 2009), que teve como instrumentos de coleta de dados as observações de aulas de Língua Alemã e uma entrevista semi-estruturada com a professora de Língua Alemã da turma. A escola observada localiza-se no interior do município de Nova Petrópolis. Foi observada uma turma do Nível Pré B, com 20 alunos. A professora observada utiliza métodos desenvolvidos por ela mesma. Os resultados evidenciam a organização da aula, a presença da afetividade na aprendizagem por meio do personagem Benni e, por fim, a presença da cultura, seja global ou local, na aula de Língua Adicional, possibilitando a construção de vínculos e a significação dessas aulas para as crianças. Ainda assim, percebe-se que mesmo que a aula de Língua Alemã seja interessante para as crianças, há alguns pontos a serem desenvolvidos, como oportunizar um maior espaço de fala e interação para as crianças e de personalização dessas falas.;
metadataTrad.dc.description.abstract The Teaching of Additional Languages in Early Childhood Education is still under development in Brazil, since it is a recent and growing practice. Some studies have focused on this teaching, seeking to understand the most diverse aspects related to the subject (e.g. SCHNACK, LEMKE, JAEGER, 2009; MACHADO, 2010). In this scenario, the studies are especially focused on the teaching of English Language in Early Childhood Education, since the growth of the offer of this teaching is greater in the English Language. To contribute to the area, and to foster discussions on the teaching of other languages, this research presents an analysis of German Language classes in a Kindergarten class in a city that is known for its Germanic descent. In order to do so, a qualitative research was carried out with an ethnographic bias (SILVEIRA, CÓRDOVA, 2009), whose data collection instruments included the observations of German Language classes and a semi-structured interview with the German Language teacher from the class. The observed school is located in the interior of the municipality of Nova Petrópolis. A Pre B Level class with 20 students was observed. The observed teacher uses methods developed by herself. The results show the organization of the German Language class, the presence of affection in learning through the Benni character and, finally, the presence of culture, whether global or local, in the Additional Language class, making possible the construction of links and the significance of these classes for children. Nevertheless, even if the German language class is interesting for the children, there are some points to be developed, such as providing a greater space of speech and interaction for children and personalization of these lines.;
metadataTrad.dc.subject Ensino de língua adicional na educação infantil; Afetividade na aprendizagem; Cultura no ensino de língua adicional; Additional language teaching in child education; Affectivity in learning; Culture in the teaching of additional language;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2019-06-26;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11502;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Graduação;
metadataTrad.dc.curso Letras;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics