RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

“...às vezes um sorriso, uma mensagem de apoio (...) podem, sim, transformar uma ferida dentro de nós em uma semente de esperança”: acolhimento e (trans)formação da identidade digital docente

Mostrar registro simples

Autor Santos, Gabriela Krause dos;
Orientador Kersch, Dorotea Frank;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4951080302973564;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título “...às vezes um sorriso, uma mensagem de apoio (...) podem, sim, transformar uma ferida dentro de nós em uma semente de esperança”: acolhimento e (trans)formação da identidade digital docente;
Resumo Com a lenta democratização do acesso às universidades, encontramos uma realidade diferente no ensino superior. Se antes a grande maioria dos alunos não precisavam se preocupar com o pagamento dos boletos de mensalidade, hoje a maioria custeia seus estudos, e, além do mais, muitos entram na universidade devido a programas como o Universidade Para Todos (PROUNI) ou FIES. Ao mesmo tempo, vemos que o acesso às tecnologias tem sido facilitado, além de todos possuírem um telefone celular, com ele ainda conseguimos fazer inúmeras tarefas com ele, como fazer um vídeo, editar um vídeo e outras. Neste trabalho temos objetivo de mostrar como o trabalho com tecnologia de forma ativa no curso de letras impacta as concepções do aluno-professor sobre si mesmo e sobre o que almeja como futuro profissional. A pesquisa é de cunho qualitativo-interpretativista e adotamos o método de estudo de caso. Analisa-se a trajetória de um aluno do curso de letras de uma universidade privada do sul do Brasil numa disciplina fundada nos multiletramentos. Os dados mostram como alunos vindos das camadas mais baixas da população, ao trabalhar com tecnologias, precisam ser acolhidos e inseridos de modo que possam se desenvolver e se transformar enquanto alunos e enquanto cidadãos.;
Abstract The slowly democratization of university access brought a different reality in higher education. If in the past the majority of students did not have to worry about monthly tuition payments, now most of them pay for their studies, besides that, many more go to university because of programs such as the University for All (PROUNI) or FIES. At the same time, we see that access to technology has been facilitated, besides all people having a cell phone, with it we can still do many tasks, such as recording a video, editing a video and others. In this paper we aim to show how the work with active technology in the course of Letras impacts the conceptions of the student-teacher about himself and what he seek as a future professional. The research is qualitative interpretative and we adopted the case study method. We analyze the path of a student of Letras’ course of a private university of south of Brazil in a discipline based on the multiliteracy. The data show how students, who come from the lower social class, when working with technologies need to be hosted and inserted so that they can develop and transform as students and as citizens;
Palavras-chave Acolhimento; Multiletramentos; Identidade digital; Hosting; Multiliteracy; Digital identity;
Tipo TCC;
Data de defesa 2018-11-30;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11490;
Nivel Graduação;
Curso Letras;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística