RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Avaliações e sentimentos no ensino de inglês como língua adicional

Mostrar registro simples

Autor Pizzol, Carla Adriana Zanatta Dal;
Orientador Taiane Malabarba;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7257899802148769;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Avaliações e sentimentos no ensino de inglês como língua adicional;
Resumo As avaliações são algo comum no dia a dia dos/as alunos/as, mas pouco se fala ou se pesquisa sobre os efeitos que elas têm nos sentimentos dos/as aprendizes e de que maneira os resultados que eles/elas obtêm nessas avaliações influencia a sua motivação para seguir aprendendo. O presente estudo tem por objetivo evidenciar as percepções de alunos/as de inglês como língua adicional acerca das avaliações às quais são submetidos/as no contexto de aprendizagem no qual estão inseridos/as. Busca-se compreender quais são os sentimentos que experimentam os/as alunos/as quanto à realização das avaliações e quanto aos seus resultados nelas. Além disso, busca-se investigar se a maneira como se sentem influencia na sua motivação como estudante da língua. Para desenvolver este estudo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio com sete alunos/as de inglês como língua adicional de uma escola de idiomas da região metropolitana de Porto Alegre/RS. A análise qualitativa (RYAN; BERNARD, 2000) das entrevistas revela sentimentos positivos e sentimentos negativos em relação à avaliação. Dentre os sentimentos positivos, estão a autoestima elevada, a confiança e a segurança do seu desempenho com a língua. Dentre os sentimentos negativos, estão a frustração, a ansiedade e o nervosismo. Os resultados apontam para a necessidade de reflexão no que tange aos sentimentos desencadeados pelos processos avaliativos no contexto de ensino e aprendizagem de língua inglesa como língua adicional.;
Abstract Assessment practices are present in students’ daily lives, but little is spoken or researched about the effects that they have on learner’s feelings and how the results they achieve influence their motivation to keep learning. The purpose of this study is to highlight the perceptions of English students as an additional language about the assessment practices to which they are submitted in their learning context. It seeks to understand what feelings students experience regarding such practices and their results. Besides that, it seeks to investigate whether the way they feel influence their motivation as a language student. In order to develop this study, semi-structured interviews were carried out with seven students of English as an additional language from a language school in the metropolitan region of Porto Alegre/RS. The interviews, recorded in audio and submitted to qualitative analysis (RYAN; BERNARD, 2000), reveal positive and negative feeling regarding evaluation. Among the positive feelings are the high self-esteem, confidence and security about their language development. Among the negative feelings are the frustration, anxiety and nervousness. The results point to the need for reflection about the feelings triggered by the assessment practices in the context of teaching and learning English as an additional language.;
Palavras-chave Inglês como língua adicional; Sentimentos; Avaliação; Entrevistas; Análise qualitativa; English as an additional language; Feelings; Assessment; Interviews; Qualitative analysis;
Tipo TCC;
Data de defesa 2018-12-14;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11486;
Nivel Graduação;
Curso Letras;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística