Autor |
Santos, Graziela de Oliveira; |
Orientador |
Gibk, Cristina Kroeff Schmitz; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/0697027439122271; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
A pedagogia de projetos: gerando engajamento e aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa; |
Resumo |
implementação de um projeto de estágio de docência de língua portuguesa e literatura em uma escola da rede pública no ano de 2017, com uma turma do primeiro ano do ensino médio. O objetivo do estudo foi verificar se o trabalho com leitura em língua portuguesa por meio de um projeto favorece o letramento em língua materna, fim principal do trabalho com a linguagem na escola, além de outras competências para operar de modo eficaz como cidadãos deste século. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, documental e etnográfico e se baseia na análise de dados de observação e implementação do projeto. A análise dos dados permitiu observar que, durante o projeto, foram realizadas tarefas promotoras das competências do século XXI, reconhecidas pelos alunos em suas avaliações, tais como o trabalho em grupo e a comunicação, além do letramento, concretizado na produção de textos para uma Feira Literária promovida pela escola.; |
Abstract |
Faced with the new paradigms that impose on Education today, when some
times our students are not in tune with the pedagogical proposals, we as educators
have to respond with a right curriculum to the educational demands from various
perspectives. In the search for a better understanding of what is possible to do to
respond to these demands, this study was realized from the analysis and discussion
of the implementation of a project of Portuguese language and Literature teaching
practicum in a public school in the year of 2017, with a with a class of the first grade
of high school. The objective of the study was to check if the study with reading in
Portuguese language through a project can favor the literacy in mother tongue, the
main purpose of the study with language at school, as well as other skills to operate
effectively as citizens of this century. This research is qualitative, documentary and
ethnographic, and is based on the analysis of data of observation and
implementation of the project. The analysis of data allowed us to observe that, during
the project, the tasks fulfilled were promoters of the competences of the 21st century,
recognized by students in their evaluations, such as group work and communication,
besides literacy, concretized in the production of texts for a Literary Fair promoted by
the school.; |
Palavras-chave |
Projeto; Leitura.; Letramento; Língua materna; Project; Reading; Literacy; Mother tongue; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2018-06-29; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11477; |
Nivel |
Graduação; |
Curso |
Letras; |