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Projetos como metodologia de ensino de língua inglesa para surdos

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Autor Oliveira, Alexandra Ohana Andreatta de;
Orientador Fronza, Cátia de Azevedo;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8861465576589134;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Projetos como metodologia de ensino de língua inglesa para surdos;
Resumo Na realidade em que os surdos brasileiros vivem, é esperado que, além de aprenderem sua primeira língua, aprendam a língua portuguesa e, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais brasileiros, aprendam uma língua estrangeria também. A Educação de surdos é uma área de pesquisa em constante avanço, mas há ainda, poucas pesquisas referentes a metodologias de ensino de Língua Inglesa (LI) para este público. Este estudo tem como objetivo refletir e discutir sobre como o trabalho com projetos, proposto por Stoller (2002), contribui para a aprendizagem da língua Inglesa por alunos surdos, considerando esta uma metodologia de ensino de LI viável em uma entidade não-governamental e sem fins lucrativos que promove uma educação bilíngue aos surdos. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, realizada em uma escola particular, vinculada a uma entidade não-governamental e sem fins lucrativos, denominada Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (APADA), que tem como objetivo garantir o acesso à educação básica para os surdos na região do Vale do Rio dos Sinos. Os dados foram gerados em atividades que faziam parte de projetos, planejados a partir de Stoller (2002), para 6 turmas de surdos no Ensino Fundamental e Médio. O desenvolvimento de tais projetos foi registrado em fotografias e vídeos. Os resultados foram considerados otimistas. Foi possível perceber que nem todos os benefícios identificados por Stoller (2006) estiveram presentes nas seis atividades exploradas, ou foram identificadas apenas de forma parcial. A autenticidade das experiências dos alunos e o contato com a língua foram identificados em todas as atividades analisadas. No entanto, a motivação e o envolvimento dos discentes estiveram presentes total e parcialmente nas atividades, e podem ser relacionadas a diversos fatores propostos por Stoller (2006). Um maior relacionamento entre os alunos no trabalho em equipe foi o benefício que mais se destacou na atividades analisadas e é relacionada à troca que ocorre em sala de aula. Fatores como a autoconfiança, autonomia e iniciativa dos aprendizes foram alguns dos benefícios menos presentes neste estudo. Contudo, através das reflexões dos benefícios reportados presentes total ou parcialmente nas atividades analisadas, é possível pensar no trabalho com projetos como uma metodologia aplicável e favorável no ensino de LI para surdos.;
Abstract In the current scenario Brazilian deaf people live it is expected that, besides learning their first language, they must learn Portuguese, and according to the Brazilian National Curricular Parameters (PCNs), they ought to learn a foreign language as well. The Deaf Education is a research area of constant development, but there is insufficient research concerning methodologies of English teaching for this specific audience. The aim of this study is to reflect and discuss about how project work, proposed by Stoller (2002), contributes to deaf students’ English learning, considering it a new viable methodology for teaching English in a non-governmental and non-profit organization that promotes a bilingual education for the deaf. This is a qualitative research study, it was developed in a private school, in Rio Grande do Sul, affiliated to a non-governmental and non-profit organization, called Associaçao de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (APADA), and its main objective is to ensure the access of deaf people to basic education in the Vale do Rio dos Sinos region. The data was gathered through the practice of project work registered in video and photographs. The results are considered optimistic. It is possible to notice that not all the positive outcomes proposed by Stoller (2006) are completely present in the six activities explored, some are identified only partially present in the data. The authenticity of experience and the language contact by the students were identified in all the analyzed activities. However, the learners’ motivation and involvement were completely and partially present in the activities and can be related to several variables proposed by Stoller (2006). An improved relationship between the students in group work was the benefit that stood out in the activities and it is related to the knowledge exchange between the learners in the classroom. Aspects such as self-confidence, autonomy and initiative by the students were some of the benefits least present in this research study. Although, through the reported reflections and outcomes, it is possible to think about project work as an applicable and favorable methodology for teaching English to the deaf.;
Palavras-chave Educação de surdos; Projetos; Língua inglesa; Metodologia de ensino; Deaf education; Projects; Teaching methodology; English;
Tipo TCC;
Data de defesa 2018-07-06;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11474;
Nivel Graduação;
Curso Letras;


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