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Análise de acidentalidade na rodovia BR-116 - trecho: divisa SC/RS - Porto Alegre: estudo pontual dos segmentos críticos e proposição de medidas de segurança mitigadoras de acidentes

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Autor Oliveira, Milena Valentina Silva de;
Orientador Bruxel, Danielle de Souza Clerman;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4166626752660120;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Análise de acidentalidade na rodovia BR-116 - trecho: divisa SC/RS - Porto Alegre: estudo pontual dos segmentos críticos e proposição de medidas de segurança mitigadoras de acidentes;
Resumo O presente trabalho realizou uma análise investigativa da acidentalidade na rodovia federal BR-116 do km 0,00 ao km 270,40 (extensão: 270,40 km) no estado do Rio Grande do Sul (RS), identificando os locais concentradores de acidentes através da segmentação do trecho. Dentro de cada segmento, foi realizado o levantamento e estudo pontual do(s) quilômetro(s) com o maior número e severidade de acidentes, os locais concentradores de acidentes definidos para estudo foram os que apresentaram a reincidência de no mínimo 8 (oito) ocorrências nos anos de 2018 e 2019, dentre eles o km 245,00, km 248,00, km 258,00, km 263,00, km 264,00, km 265,00, km 267,00, km 268,00 e km 269,00. Todos os pontos críticos estão concentrados na região metropolitana em locais de elevada densidade urbana e volume de tráfego. Para averiguação dos fatores de risco, levantamento das características dos pontos críticos e proposição de soluções adequadas, foi realizada vistoria em campo e compatibilização com as informações disponíveis no projeto de sinalização do BR-Legal. Na vistoria realizada, verificou-se que no km 267,00 e km 269,00 os acessos que contabilizavam um elevado número de ocorrências de acidentes foram bloqueados com dispositivos do tipo defensa metálica, sendo assim não foram propostas soluções para os dois locais. Para os demais pontos críticos, foram sugeridas como medidas a implantação de sinalização viária, equipamentos de fiscalização de velocidade e/ou intervenções no pavimento, propostas de acordo com as necessidades do local. Cabe salientar que os pontos críticos estudados deveriam receber intervenções de grande porte que implicam na alteração do traçado geométrico da rodovia, no entanto, o objetivo deste trabalho foi propor soluções mitigadoras. O estudo da acidentalidade em rodovias é essencial para a identificação dos pontos críticos e dos fatores de risco que contribuem para o elevado número de acidentes e de sua severidade, possibilitando a identificação dos locais que são prioritários para a execução de intervenções. Compete aos profissionais da Engenharia Civil analisar e propor soluções técnicas para manutenção e melhoria das condições das rodovias, contribuindo para a redução dos impactos que são causados pelos acidentes de trânsito na esfera social e na esfera econômico-financeiro.;
Palavras-chave Acidentes; Rodovia; Local concentrador; Medidas de segurança;
Tipo TCC;
Data de defesa 2021-06-28;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11461;
Nivel Graduação;
Curso Engenharia Civil;


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