Autor |
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/5165223785833248; |
Orientador |
Lima, Marilia dos Santos; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9415114271961678; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
O processo de criação colaborativa de tarefas em língua estrangeira em ambiente digital por professores em formação; |
Resumo |
Esta tese discute de que modo pode ocorrer um processo colaborativo de criação de tarefas em língua estrangeira (LE) a partir de material digital. Observa-se como professores em formação lidam com o processo de elaboração de material baseado no conteúdo hipermidiático da internet. Assim, busca-se examinar como o ambiente digital pode ser um meio potencializador de aprendizagem através de tarefas apoiadas na tecnologia. Com base nos estudos de Bouchard (2011) e Kop (2010) sobre a influência da tecnologia na formação de professores, observa-se como o professor em formação atua de modo colaborativo frente à criação de tarefas didáticas a serem utilizadas no ensino de línguas mediado por computador. Partindo também das pesquisas desenvolvidas por Swain (2000, 2006) e Swain e Lapkin (2001) sobre o impacto do diálogo colaborativo no ensino de línguas, é tecida uma análise de como a colaboração pode contribuir para o processo de criação de tarefas. Para tanto, a metodologia deste trabalho é qualitativa, buscando examinar as oportunidades de negociação e as propostas didáticas geradas pelas interações entre os professores. Para a elaboração do material didático, solicitou-se aos participantes que focalizassem a compreensão e a produção oral e escrita, considerando noções de letramento, gêneros textuais, necessidades e interesses dos alunos. Possibilidades de criação por parte dos professores em formação foram analisadas conforme indicações de Willis e Willis (2007) sobre como elaborar tarefas. Ademais, foram examinados indícios de aprendizagem colaborativa, a qual possibilita aos participantes estabelecerem interações que fomentem o aprendizado. São apresentadas as propostas construídas pelos professores em formação, assim como episódios de interação que evidenciam o envolvimento desses participantes e sua reflexão sobre a relevância de um material didático adequado, enfatizando-se o papel da tecnologia. Além disso, os resultados revelam que a interação estabelecida durante a produção do diálogo colaborativo entre os professores em formação pode fomentar o processo de aprendizagem.; |
Abstract |
This dissertation aims at discussing how a collaborative process of creating tasks in a foreign language (FL) with electronic material can occur. It is observed how pre-service teachers handle the process of building material based on hypermedia content available on the web. Thus, it is examined how the digital environment can be a rich means of fostering learning through technology-supported tasks. Grounded on studies by Bouchard (2011) and Kop (2010) about the influence of technology in teacher education, this dissertation shows how pre-service teachers work collaboratively when creating tasks for computer-mediated teaching. Furthermore, we analyze how collaboration can contribute to a task creation process based on studies carried out by Swain (2000, 2006) and Swain and Lapkin (2001) about the impact of collaborative dialogue on language teaching. From a methodological perspective, this study is qualitative, seeking to examine the opportunities of negotiation and the didactical tasks generated when the pre-service teachers interacted. When preparing the teaching material, the participants were asked to focus on comprehension and on oral and written production, considering concepts such as literacy, textual genres, and students’ needs and interests. We sought to analyze the possibilities of task creation following Willis and Willis’s indications (2007), as well as sought to verify collaborative learning, which enables learners to establish interactions that may lead to learning. We present some productions which display involvement of these pre-service teachers, as well as excerpts of interaction which demonstrate their reflection on the relevance of adequate didactical material, emphasizing the role of technology. Besides, the results show that the interaction established between the pre-service teachers while collaborating can enhance the learning process.; |
Palavras-chave |
Material didático; Língua estrangeira; Ambiente digital; Formação de professores; Trabalho colaborativo; Didactic material; Foreign language; Digital environment; Teacher education; Collaborative work; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2014-01-16; |
Agência de fomento |
Milton Valente; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11457; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada; |