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Análise de tráfego e proposta de melhoria em cruzamentos críticos da RSC-287 na cidade de Montenegro/RS

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metadataTrad.dc.contributor.author Streit, Nicole;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Jorge, Fabiano da Silva;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/3246225553667253;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title Análise de tráfego e proposta de melhoria em cruzamentos críticos da RSC-287 na cidade de Montenegro/RS;
metadataTrad.dc.description.resumo O crescimento desenfreado das cidades no Brasil manifesta a importância do planejamento urbano para suprir tanto as exigências atuais quanto futuras da população. A mobilidade urbana tem como objetivo garantir essas exigências, porém, a ascensão do poder aquisitivo, o incentivo das montadoras para aquisição dos veículos, a precariedade no transporte público e a falta de gerenciamento dos órgãos responsáveis faz com que isso não aconteça, trazendo grandes problemas para as cidades. Na cidade de Montenegro/RS não é diferente, o desenvolvimento é gradativo. O grande número de empresas, comércios e o fácil acesso às principais rodovias do estado faz com que dezenas de pessoas trafeguem pela cidade diariamente. E, como consequência, os engarrafamentos são praticamente diários, a falta de segurança predomina e a escassez de planejamento urbano é evidente. O desenvolvimento do trabalho se deu a partir de uma análise da capacidade viária de dois cruzamentos da RSC-287 que geram congestionamento e perigo diariamente. As interseções se encontram no km 22+575 e no km 22+893 da RSC-287 e têm como configuração atual rótulas do tipo vazada, não contemplando passagem de pedestres no seu trecho. Foram efetuadas as contagens no horário de pico para verificação das ações dos veículos, assim como da capacidade da rodovia e tempo de espera nos cruzamentos. A partir dos resultados encontrados e dos estudos efetuados, concluiu-se que as duas interseções estão em estado crítico de saturação, dificultando os cruzamentos dos veículos e passagem segura dos pedestres, sendo necessárias intervenções imediatas. Portanto, elaborou-se uma requalificação da travessia da RSC-287, visando garantir uma melhor fluidez nos fluxos existentes para os veículos, além de estabelecer dispositivos de segurança para os pedestres através da implantação das faixas de pedestres e lombadas eletrônicas.;
metadataTrad.dc.subject Mobilidade urbana; Travessia da RSC-287; Segurança;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2020-12-03;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11455;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Graduação;
metadataTrad.dc.curso Engenharia Civil;


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