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Autor Rosa, Michele do Prado da;
Orientador Jorge, Fabiano da Silva;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3246225553667253;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Concreto alternativo para pavimentos rodoviários;
Resumo Com o intuito de encontrar um concreto alternativo para pavimentação rodoviária, foi-se em busca de materiais capazes de serem reaproveitados e/ou extraídos do meio natural com facilidade. Para a confecção do concreto alternativo, escolheu-se o cimento álcali-ativado como ligante para a mistura. Executou-se ensaios em laboratórios para caracterizar a matéria prima (cinza volante) para então confeccionar o cimento álcali-ativado que serviu de ligante para os agregados, sendo substituído 100% do ligante asfáltico e do cimento Portland nas amostras. Os mesmos foram enquadrados como faixa “C” do DNIT e, posteriormente, dosados e acrescentados ao ligante. As amostras deste estudo tiveram como base a cinza volante ativada com uma solução de hidróxido de sódio, variando entre 12 e 16mol, o ativador alcalino e a relação entre solução ativadora e cinza volante de 0,50 e 0,55 (em massa), bem como a utilização de uma cura térmica de 65ºC e 85ºC respectivamente, e, os agregados para as 2 molaridades foram adicionados em proporções. Além disso, realizaram-se amostras para ensaios de estabilidade e fluência Marshall, resistência à compressão e à tração na flexão, ensaiando 3 corpos de prova para cada idade de ensaio (1, 3 e 7 dias). Evidenciou-se grande potencial das amostras de 16mol com resistências satisfatórias em todos os ensaios realizados. Entretanto, nas amostras de 12mol foi possível verificar um decréscimo de resistência ao longo dos dias no ensaio de resistência à tração na flexão, sendo necessário aprofundar os estudos para entender o comportamento destas amostras quando submetidas a este tipo de esforço. Com os resultados obtidos, verificou-se o grande potencial do cimento álcali-ativado para uso em pavimento rodoviário, precisando, no entanto, de uma análise mais aprofundada para obter novos parâmetros afim de encontrar a dosagem ideal que atenda as normas vigentes da pavimentação rodoviária.;
Abstract In order to find an alternative concrete for road paving, it was in search of materials able to be reused and/or extracted from the natural environment with ease. For the manufacture of alternative concrete, the alkali-activated cement was chosen as the binder for the mixture. It was necessary to carry out tests in laboratories to characterize the raw material (flying gray) to then make the alkali-activated cement that served as a binder for the aggregates, 100% of asphalt binder and Portland cement being replaced. They were framed as the "C" band of the DNIT and then dosed and added to the binder. The samples in this study were based on the steering wheel gray activated with a sodium hydroxide solution, ranging from 12 to 16mol, the alkali activator and the ratio of activator solution to steering wheel gray of 0.50 to 0.55 (by mass), as well as the use of a thermal cure of 65ºC and 85ºC respectively, and aggregates for the 2 molarities were added in proportions. In addition, samples were performed for Marshall stability and fluency tests, compression and tensile strength in bending, testing 3 test bodies for each test age (1, 3 and 7 days). High potential of samples of 16mol with satisfactory resistance was demonstrated in all tests carried out. However, in the samples of 12mol it was possible to verify a decrease in resistance over the days in the tensile strength test in bending, and further studies are necessary to understand the behavior of these samples when subjected to this type of effort. With the results obtained, the great potential of the alkali-activated cement for use in road pavement was verified, however, requiring a more in-depth analysis to obtain new parameters in order to find the ideal dosage that meets the current road pavement standards.;
Palavras-chave Pavimentação; Cimento álcali-ativado; Cinza volante; Pavement; Alkali-activated cement; Fly ash;
Tipo TCC;
Data de defesa 2020-12-02;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11453;
Nivel Graduação;
Curso Engenharia Civil;


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