metadataTrad.dc.contributor.author |
Garcia, Daniela Antônia Cristófoli; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor |
Pedroso, Daniel Silva; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes |
http://lattes.cnpq.br/2783913581223327; |
metadataTrad.dc.publisher |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.title |
A midiatização da Igreja Católica: a presença do Papa Francisco no Twitter; |
metadataTrad.dc.description.resumo |
O presente trabalho de conclusão de curso se insere no campo de estudos da midiatização da religião. Nosso objetivo geral é propor uma reflexão sobre a midiatização da Igreja Católica, por meio da presença do Papa Francisco no microblog Twitter. Como objetivos específicos propomos uma reflexão sobre a midiatização da Igreja Católica, por meio da presença do Papa Francisco no microblog Twitter; compreender o potencial de funcionamento das redes sociais e em especial do microblog Twitter; Compreender as características da presença do Papa Francisco no Twitter, por meio da análise dos seus tweets. Nossa pergunta de trabalho é "De que modo o Papa Francisco se apropria do microblog Twitter para dar visibilidade ao seu projeto de evangelização"? O método de pesquisa é constituído pelo Estudo de Caso aliado a Descrição Tecnodiscursiva. Já o corpus de pesquisa é composto por 27 tweets do Papa Francisco coletados de março de 2019 à março de 2021. Para dar conta deste desafio, buscamos construir um referencial teórico que contextualizasse e conceito de midiatização da sociedade e da religião. Além disto, elencamos aspectos históricos que nos permitam perceber como foi se estruturando a comunicação da Igreja Católica até chegar as redes sociais. A pesquisa chegou a três categorias de análise que contribuíram para percebermos de que modo o Papa Francisco se apropria do microblog Twitter para dar visibilidade ao seu projeto de evangelização, sendo elas: Hashtag, Vídeo e Fotos, e Citação Bíblica. As considerações finais apontam como ocorre o processo de evangelização através presença do Papa Francisco no Twitter.; |
metadataTrad.dc.subject |
Papa Francisco; Midiatização; Twitter; Religião; Redes sociais; |
metadataTrad.dc.type |
TCC; |
metadataTrad.dc.date.issued |
2021-07-07; |
metadataTrad.dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11365; |
metadataTrad.dc.audience.educationLevel |
Graduação; |
metadataTrad.dc.curso |
Jornalismo; |